Como cadastrar uma tabela de conversão e fracionamento de medicamentos para dispensação do componente especializado e insulina glargina?

É permitido esse cadastro apenas pelos usuários de nível Farmacêutico GRS ou superior. Para cadastrar ou editar uma tabela de conversão e fracionamento, o usuário deve primeiro identificar a apresentação comercial do lote em estoque e que será dispensado.

Para isso deve acessar o menu Relatórios > Gestão de Estoque > Posição de Estoque Atual, preencher no filtro lote a numeração pré-selecionada na dispensação, e buscar.

O sistema irá exibir a numeração ANVISA correspondente ao lote selecionado. Caso o medicamento seja isento de RMS, deve-se verificar o código de barras do medicamento disponível na versão CSV desse relatório.

Com essas informações, o usuário deve acessar o menu Cadastros > Medicamentos e Produtos > Medicamentos (Apresentação Comercial).

Utilize os filtros de Registro Anvisa ou Código de Barras para realizar a busca.

O sistema irá exibir o medicamento desejado. No grid de resultados, selecione a opção “Editar”. Será exibida uma nova interface, no qual além de diversas informações do medicamento, é possível visualizar e editar a tabela de conversão e fracionamento.

Preencha ou edite as informações de:

  • Mínimo a dispensar, ou seja, a quantidade da menor unidade que pode ser dispensada de acordo com a legislação.

Exemplo: A caixa vem com 30 comprimidos, contudo a embalagem permite o fracionamento por Blister. Cada Blister vem com 10 comprimidos, portanto, o mínimo a dispensar é 10. Caso não seja possível o fracionamento, o mínimo a dispensar seria 30.

  • Menor unidade de apresentação.

Para adicionar novo fracionamento ou conversão deve-se clicar no comando “<+>Fracionamento/Conversão”. O sistema irá exibir nova linha, para preenchimento. É permitido adicionar quantas linhas forem necessárias.

As opções selecionadas na tabela, influenciarão tanto nas opções disponíveis na prescrição quanto no cálculo de sugestão de quantidade dispensada da dispensação do CEAF e Glargina.

Deve-se preencher as equivalências, em relação a menor unidade.

Exemplo: Se a menor unidade é capsula, a tabela pode ser preenchida com “1 Blister = 10 Capsulas”; “1 Caixa = 30 Capsulas”; ”10 mg = 1 Cápsula”, etc.

Se “1 Blister = 10 Capsulas”, o fator de multiplicação da unidade de conversão/fracionamento seria “1”, a unidade de conversão/fracionamento seria “Blister”, o fator de multiplicação da menor unidade seria “10” e a menor unidade já selecionada anteriormente seria “Cápsula”.

Nessa tela também é possível obter o histórico de alterações da tabela de conversão e fracionamento. Para isso selecione o comando “Histórico de Fracionamento”. O sistema irá exibir o histórico em uma nova janela.

Para salvar, selecione ao final a opção Alterar/Salvar.

Para mais detalhes recomendamos a utilização dos manuais operacionais do sistema. Clique aqui para acessar.

Quer receber notícias, novas publicações e todas as atualizações da central de ajuda por e-mail? Clique aqui e saiba como se cadastrar.

Rolar para cima