Qual a finalidade do cadastro de capacidade de atendimento?

O cadastro de capacidade de atendimento no SIGAF é utilizado para cálculo da data de retorno do paciente e agendamento, durante a dispensação realizada no menu “Dispensação > Componente Especializado”.

Neste menu são dispensados além dos medicamentos do componente especializado, a Insulina Glargina.

Dessa forma, todos os estabelecimentos que desejem realizar a dispensação nessas duas modalidades devem manter essa tabela preenchida e atualizada, sendo essa uma etapa  essencial para o funcionamento correto da ferramenta de dispensação.

Para cadastrar ou atualizar, o usuário deve acessar o menu Cadastros > Agenda e Calendário > Capacidade de Atendimento.  Verifique se seu estabelecimento não tem a tabela já cadastrada utilizando o filtro estabelecimento de saúde e o comando “Buscar”. Não é permitido o cadastro de mais de uma tabela de capacidade de atendimento para o mesmo estabelecimento de saúde.

Caso o sistema não retorne nenhum resultado, você deve cadastrar nova tabela, acionando o comando “Adicionar Capacidade de Atendimento”. Caso encontre um resultado, você deve no grid selecionar a opção “Editar”.

O sistema irá exibir a seguinte interface:

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Preencha ou Atualize o horário de funcionamento do estabelecimento, com o horário de atendimento aos pacientes. Em fracionamento da agenda deve-se preencher o número em minutos em que se deseja fracionar o tempo de atendimento, ou seja, a duração média de cada atendimento considerando todo o processo.

Exemplo: Se escolher um fracionamento de 15 minutos, os agendamentos serão realizados de 15 em 15 minutos. Se escolher o fracionamento de 30 minutos, a agenda será fragmentada em horários de meia em meia hora.

Após realizar o preenchimento dos campos o sistema irá gerar a agenda para preenchimento da quantidade de pacientes que é possível atender naquele período.

O preenchimento deste campo irá depender da capacidade de cada estabelecimento, em termos de estrutura e RH. Essa distribuição pode ser homogênea, ou seja, durante todo o período do sai a capacidade de atendimento não sofre alteração, e será preenchido para cada fração da agenda o mesmo valor, OU, escalonada, no qual existirão períodos do dia em que a capacidade de atendimento aumenta ou diminui, e, portanto, a quantidade de pacientes preenchidas em cada fração irá se alterar conforme o decorrer do dia.

Exemplo: Escolhemos o fracionamento de 1 em 1 hora apenas para ilustrar. De 7h as 8h meu estabelecimento consegue atender 100 pacientes, mas de 8h as 9h possuo mais atendentes na farmácia e conseguimos atender 200 pacientes, de 10h as 14h, 300 pacientes por hora, de 14h as 16h, 200 pacientes por hora e de 16 as 17 conseguimos atender 100 pacientes. Dessa forma o preenchimento da tabela ficaria assim:

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Importante! A fração escolhida nessa tabela, será a mesma apresentada na dispensação para agendamento da data de retorno. Para concluir adicionar o comando “Adicionar/Salvar”.

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