Informar ao paciente que essas informações podem ser consultadas aplicativo MGapp e também pelo site Cidadão MG.
Consulta no aplicativo MGapp
- O paciente, caso ainda não possua o aplicativo MGapp instalado, deve realizar o “download” na loja virtual do celular (GooglePlay para Andoid ou AppleStore para IOS) e realizar um breve cadastro.
- Acessar o aplicativo MGapp no celular e realizar o login.
- Acessar o ícone Menu e selecionar a opção “Saúde”, e logo após a opção “Consulta do Andamento da Solicitação de Medicamentos/Disponibilidade de Medicamentos”.
- Inserir o CPF ou o CNS (cartão nacional de saúde) e a data de nascimento do paciente, e selecionar o botão “Buscar”.
- O aplicativo irá listar todos os processos ativos do paciente. O paciente deve selecionar a solicitação que deseja consultar.
- Serão exibidas as principais informações da solicitação selecionada.
- Para verificar a situação da solicitação por medicamento, o paciente deve selecionar o medicamento desejado.
- Caso a solicitação esteja deferida, o paciente pode consultar a disponibilidade deste medicamento no estoque da Farmácia. Basta selecionar a opção “Disponibilidade”.
Informações Importantes para o Estabelecimento de Saúde:
A informação sobre disponibilidade apresentada no MGAPP está diretamente relacionada a informação preenchida no SIGAF no menu “Cadastros > Listas e Programas > Lista de Medicamentos em Falta”. Caso a informação esteja desatualizada no aplicativo, recomendamos que o estabelecimento verifique se a informação está desatualizada no menu supramencionado.
Reiteramos que a informação exibida tem relação direta com o local onde a dispensação está sendo registrada no sistema. Caso trate de um paciente, cuja entrega do medicamento é realizada no município, mas o registro é realizado na regional (via do município), a atualização dessa lista é de responsabilidade do CAF Regional, e portanto, em caso de informação desatualizada, deve-se contactar os mesmos.
Para os municípios cuja dispensação do CEAF é uma etapa que foi descentralizada, a responsabilidade de cadastro e atualização dessa lista é do estabelecimento responsável pela dispensação, registro no sistema e entrega ao paciente, desde que o processo esteja cadastrado nesta unidade de saúde.
Caso haja transferência do processo, o MGAPP passará a exibir a disponibilidade em estoque do novo estabelecimento como base no cadastro da lista de medicamentos em falta realizada por este, após o aceite da transferência no sistema.
Para consultar pelo aplicativo site Cidadão MG
- Acessar o endereço eletrônico: https://cidadao.mg.gov.br
- Caso seja cadastrado no aplicativo MG APP, inserir o mesmo e-mail e senha de cadastro e clicar em “Entrar”.
- Caso não seja cadastrado, clicar em “Cadastrar” e preencher um breve cadastro.
- Após realizar o acesso ao site, Clicar na opção “Saúde”.
- Clicar na opção “Consulta do Andamento da Solicitação de Medicamentos / Disponibilidade de Medicamentos”.
- Inserir o CPF ou o CNS (cartão nacional de saúde) e a data de nascimento do paciente, e clicar em “Buscar”.
- Serão listados todos os processos ativos do paciente. O paciente deve selecionar a solicitação que deseja consultar.
- Serão exibidas as principais informações da solicitação selecionada.
- Para verificar a situação da solicitação por medicamento, o paciente deve clicar no medicamento desejado.
- Caso a solicitação esteja deferida, o paciente pode consultar a disponibilidade deste medicamento no estoque da Farmácia. Basta clicar no botão “Disponibilidade”.
Informações Importantes para o Estabelecimento de Saúde:
A informação sobre disponibilidade apresentada no MGAPP está diretamente relacionada a informação preenchida no SIGAF no menu “Cadastros > Listas e Programas > Lista de Medicamentos em Falta”. Caso a informação esteja desatualizada no aplicativo, recomendamos que o estabelecimento verifique se a informação está desatualizada no menu supramencionado.
Reiteramos que a informação exibida tem relação direta com o local onde a dispensação está sendo registrada no sistema. Caso trate de um paciente, cuja entrega do medicamento é realizada no município, mas o registro é realizado na regional (via do município), a atualização dessa lista é de responsabilidade do CAF Regional, e portanto, em caso de informação desatualizada, deve-se contactar os mesmos.
Para os municípios cuja dispensação do CEAF é uma etapa que foi descentralizada, a responsabilidade de cadastro e atualização dessa lista é do estabelecimento responsável pela dispensação, registro no sistema e entrega ao paciente, desde que o processo esteja cadastrado nesta unidade de saúde.
Caso haja transferência do processo, o MGAPP passará a exibir a disponibilidade em estoque do novo estabelecimento como base no cadastro da lista de medicamentos em falta realizada por este, após o aceite da transferência no sistema.
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