Informamos que a versão 7.9.2 do SIGAF foi publicada no dia 25/09/2020 após as 19 horas. Seguem as alterações realizadas para conhecimento e providências quando couber.
Prezados(as) Senhores(as) Usuários(as) do SIGAF,
I. Atualização da ferramenta de transferência e tramitação de processos
A melhoria foi registrada em mantis por meio da ordem de solicitação n° 146741. Foi solicitado:
I.1. Alteração do nome do menu para “Cadastros > Triagem e Processos > Transferir e Tramitar Triagem e Processos”
I.2. Permissão de Acesso ao menu conforme as seguintes regras:
I.2.a. Os níveis Farmacêutico GRS e Farmacêutico Municipal podem adicionar nova transferência, bem como executar todas as ações disponíveis nesse menu, considerando:
- no status “concluído” e “cancelado”, permitir apenas a visualização, tanto de tramitação/transferência cujo o estabelecimento do usuário é o de origem, quanto se for o estabelecimento de envio;
- no status “cadastrado, mas não enviado”, permitir a visualização, edição e exclusão, de tramitação/transferência cujo o estabelecimento do usuário é o de origem;
- no status “em transito/aguardando recebimento” permitir a visualização e cancelamento de tramitação/transferência cujo o estabelecimento do usuário é o de origem;
- no status “em transito/aguardando recebimento” permitir a visualização, cancelamento e recebimento de tramitação/transferência cujo o estabelecimento do usuário é o de destino
I.2.b. Os níveis Farmacêutico SAF, Analista Parecerista, Administrativo SIGAF podem visualizar todas as transferências/tramitação (apenas visualizar).
I.2.c. O nível Gestor Master, visualiza tudo e tem acesso a todas as funções.
I.3. Alteração dos filtros de forma a:
I.3.a. Acrescentar o filtro “Data de Envio” antes do filtro “paciente”;
I.3.b. Mover o filtro “Situação da Transferência” para o Final, e alterar label para “Status”;
I.3.c. Adicionar o filtro “Tipo de Triagem ou Processo” abaixo do filtro “Status”. Exibir as opções de seleção: Processo CEAF e Glargina, Processo Palivizumabe, Processo Novos Antirretrovirais, Triagem Terapêutica;
I.3.d. Adicionar o filtro “Motivo da transferência ou tramitação de Processos CEAF e Glargina”. Exibir as opções de seleção: Alteração de Unidade Dispensadora de Medicamentos para o Paciente; Solicitação de Abertura de Processo – Descentralização; Reavaliação de Processo – Descentralização; Outros.
I.4. No grid de resultados, exibir as seguintes colunas: Data de Envio, Estabelecimento de Origem, Estabelecimento de Destino, Paciente, Tipo de Triagem ou Processo, Motivo, Status, Data de Recebimento.
I.5. No CSV e PDF, exibir as seguintes colunas: Data de Envio, Código Sigaf Estab_Origem; Estabelecimento de Origem, Código SIGAF Estab_Destino; Estabelecimento de Destino, Paciente, CPF do Paciente, Tipo de Triagem ou Processo, Número do Processo ou Triagem, Motivo, Observação, Status, Data de Recebimento.
I.6. Na interface de cadastro/edição de transferência/tramitação:
I.6.a. caso o usuário selecione um processo CEAF ou glargina, o sistema deve exibir a opção obrigatória de seleção do campo “Motivo da Transferência/Tramitação”, bem como um campo aberto de observações (limite máximo de 250 caracteres). O campo observação não é de preenchimento obrigatório, contudo se torna obrigatório caso o usuário selecione o motivo “Outros”.
I.6.b. realizar a correção do erro na transferência de processos, em que o sistema exibe a descrição tanto dos processos a serem transferidos quanto dos questionário de triagem em estilo desformatado (unicode).
I.6.c. realizar a correção do erro de português constante na frase que solicita a seleção dos processos e triagem.
I.7. Na tela inicial alterar o comando “adicionar transferir triagem e processos” para “Transferir e Tramitar Triagem e Processos”.
II. Atualização da permissão de acesso
Por meio do mantis 146742 foi solicitado a liberação de acesso ao menu Cadastros -> Listas e Programas -> Lista de Medicamentos em Falta para o nível de usuário Farmacêutico Municipal.
Por meio do mantis 146743 foi solicitado remoção de acesso ao menu Cadastros -> Pacientes -> Aprovar Unificação de Pacientes para o nível de usuário “Farmacêutico SAF”.
Por meio do mantis 147102 foi solicitado a liberação de acesso a função de “Adicionar Processos” do menu Cadastros -> Triagem e Processos -> Processos CEAF e Glargina, para o nível “Farmacêutico SAF”.
III. Atualização do filtro status de processo
Foi solicitado por meio do mantis 146927 a remoção da pré-seleção da opção “Em Análise” no filtro status de processo para o nível “Analista Parecerista” no menu Cadastros ->Triagem e Processos -> Processos CEAF e Glargina
IV. Atualização o campo prazo de entrega autorização de fornecimento municipal
Por meio da ordem de solicitação 132300, foi alterado no menu Programação & Aquisição -> Autorização de Fornecimento -> Autorização de Fornecimento Municipal o resultado do campo “Data prazo entrega” constante na interface (cadastro e edição de AF Municipal) e no documento em PDF correspondente, a qual passará exibir o texto “Conforme cronograma de execução do ciclo vigente”, em vez de uma data específica.
V. Reconstrução do relatórios de dispensação de medicamentos
Após a identificação de um erro no menu Relatórios > Dispensação > Relatório de Dispensação por Medicamento, registrado no mantis 147580, o qual não retornava resultados ao se utilizar os filtros de data e medicamento em conjunto, identificamos que seria necessário uma melhoria para correção do erro. Com a publicação da versão 7.9.1, e consequente inclusão de campos referentes ao nome social nesse relatório, provocou-se uma sobrecarga nas consultas realizadas no banco de dados, para retorno das informações desejadas. Nesse contexto, registramos a melhoria 147859 para reconstrução do relatório supramencionado em uma nova tecnologia, proporcionando uma pesquisa condicionada:
– Se preenchido o nome do paciente, o sistema irá permitir uma busca ampla, ou seja, sem limite de data.
– Se preenchido uma combinação de dois dos seguintes filtros, o sistema permitirá uma busca de média restrição, equivalente ao intervalo de 1 ano: estabelecimento + medicamento ou regional + medicamento.
– Para os demais casos, o sistema irá permitir a busca no intervalo de um mês, conforme já ocorre atualmente.
VI. Melhorias referente a BNAFAR
Foram conduzidas duas melhorias a fim de melhorar o desempenho do envio de dados para a BNAFAR, bem como corrigir alguns erros encontrados durante a integração. São eles: por meio do mantis 147369 foi realizada uma melhoria na Sumarização de dados para geração futura dos relatórios de inconsistências BNAFAR e por meio do mantis 148587 foram realizadas melhorias na forma de sumarização dos dados de posição de estoque.
VII. Correção de Erros
Foi corrigido o erro registrado no mantis 146864 no qual o sistema permitia o registro de uma distribuição simples em um estabelecimento divergente do pré-selecionado para usuários que estivessem relacionados em mais de um estabelecimento e acessando as dois simultaneamente no mesmo navegador (duas abas no mesmo navegador). Esse erro tinha relação com a memória cache da maquina do usuário.
Também foi realizada uma melhoria a fim de prevenir o erro registrado no mantis 149105, o qual o sistema permitia o registro de dispensação para um paciente com óbito = sim no menu Dispensação -> Componente Especializado.
VIII. Alteração dos servidores de hospedagem
Por necessidade de intervenção técnica no ambiente de datacenter que abriga os servidores de banco de dados do SIGAF, o fornecedor iniciara uma mudança gradativa da estrutura física do SIGAF, a qual terá início dia 29/09/2020, após a publicação da vesão 7.9.2 do sistema..
A migração dos 6 (seis) servidores virtuais para 4 (quatro) máquinas físicas dar-se-à paulatinamente, de forma transparente e imperceptível pelo usuários, com previsão de término no dia 02/10/2020, sendo que, à medida que os novos servidores forem ativados os atuais permanecerão em backup por 14 dias. A migração ocorrerá após as 19 horas de cada dia, conforme cronograma abaixo:
25/09 – publicação da nova versão do SIGAF
28 e 29/09 – monitoramento da nova versão do SIGAF em produção
29/09 – migração da maquina 1
01/10 – migração da maquina 3
02/10 – migração da maquina 4
IX. Considerações Finais
A versão 7.9.2 constituiu um pacote de alterações de baixa complexidade (versão intermediária), mas que tem um impacto importante em alguns projetos em andamento na SAF bem como visa a correção de alguns erros importantes. Estamos realizando um intenso trabalho na condução dos testes de homologação, a fim de minimizar ao máximo o aparecimento de erros pós publicação da versão. Entretanto, é de amplo conhecimento que erros de sistema são inerentes a qualquer processo de desenvolvimento, podendo estes aparecer nos primeiros dias após a publicação da mesma. Neste cenário, recomendamos que caso o usuário identifique qualquer funcionamento inadequado na versão 7.9.2, entre imediatamente em contato com o suporte pelo canal Fale Conosco da Central de Ajuda (https://ajudasaf.saude.mg.gov.br/contato/), ou encaminhe um e-mail para sigaf@saude.mg.gov.br ou utilize nosso atendimento via telefone – (31) 3915-9821. Quanto a migração de servidores, não é esperado nenhum tipo de instabilidade durante o processo.
O SIGAF é um sistema em contínuo desenvolvimento. Solicitações de melhorias devem ser preenchidas no formulário disponível no canal Solicite uma Melhoria do menu Contato da Central de Ajuda (https://ajudasaf.saude.mg.gov.br/contato/solicite-uma-melhoria//). Dúvidas referentes a correta utilização desse sistema, podem ser encaminhadas pelo canal Fale Conosco da Central de Ajuda (https://ajudasaf.saude.mg.gov.br/contato/), ou diretamente para o e-mail sigaf@saude.mg.gov.br.
Na oportunidade, recomendamos o cadastro na lista de e-mails da Central de Ajuda para recebimento das notícias, publicações e todas as atualizações do sistema, incluindo as atualizações dos manuais, do FAQ e as mudanças ocorridas a cada nova versão do SIGAF. As orientações de como se inscrever constam no link https://ajudasaf.saude.mg.gov.br/2017/06/27/nao-perca-nenhuma-novidade-e-receba-notificacoes-por-e-mail/.
Atenciosamente,