Como visualizar o saldo à executar em ATA no SIGAF no que compete a Estratégia da Regionalização?

É possível verificar o saldo à executar em ATA acessando o menu Programação & Aquisição >> Demanda de Medicamentos >> Autorização de Execução de Compras.

Nesse menu é possível além de verificar o saldo anual/total (quantidade anual programada) de uma ARPE/contrato, também é possível verificar o saldo remanescente, ou seja o saldo a executar em ata. Cada um desses valores tem um significado:

  • Quantidade Anual Programada: saldo anual de um município em uma determinada ARPE ou ao saldo total de um município em um determinado contrato
  • Quantidade Anual Ajustada: é a quantidade anual programada somada ou subtraída das quantidades recebidos ou doados via remanejamento, após aprovação do setor de distribuição da SAF.
  • Saldo a executar em ATA: Quantidade Anual Ajustada subtraída dos valores executados em AEC a cada ciclo, e somada com o retorno das quantidades residuais não executadas após cada cancelamento ou encerramento de uma AEC. O cancelamento de AF retorna o saldo para a AEC, que devera ser encerrada para que essa quantidade residual se some ao saldo a executar em ATA.

Após acessar o menu supramencionado, selecione a lista de medicamentos (ou seja, a ata de registro de preços ou contrato) a que deseja verificar o “saldo a executar em ATA”.

arp-

Acione o comando “Buscar”, e nos resultados, escolha uma “Autorização de Execução de Compras” da lista desejada, e clique no comando “visualizar” conforme imagem abaixo:  

arp-2

O sistema irá exibir todos os itens da lista e o saldo pode ser visualizado na coluna “Saldo à Executar em ATA”.  

arp-3

O saldo à executar em ATA é calculado com base na seguinte fórmula:  

SEA = PAA – ∑(Xn)  

onde:

SEA, refere-se ao Saldo à Executar em ATA

PAA, refere-se ao quantitativo anual programado pelo Estabelecimento no menu de Planejamento ERAF subtraído ou somado da quantidade doada ou autorizada para remanejamento.

∑(Xn), refere-se ao somatório das quantidades solicitadas em AEC nos ciclos anteriores somada, em alguns casos, pelas quantidades não executadas oriundas do encerramento e cancelamento de AEC e AF.

Para os itens que não tiveram adesão em ATA o saldo a executar é “0” independente do valor programado pela unidade.

DICA: Caso seja necessário trabalhar com esses dados em Excel ou Word, é possível selecionar a tabela do navegador e colar no editor do Office desejado.

Quer receber notícias, novas publicações e todas as atualizações da central de ajuda por e-mail? Clique aqui e saiba como se cadastrar.

Para mais detalhes de como realizar essa operação recomendamos a utilização do manual operacional. Clique aqui para acessar.

Rolar para cima