A nota de distribuição / pedido não está disponível para aceite, o que fazer?

A nota de distribuição é um documento gerado durante o processo de faturamento e separação da carga no Almoxarifado de Medicamentos da Secretaria Estadual de Saúde, ou durante a transferência entre estabelecimentos no SIGAF, seja o almoxarifado central para as regionais e municípios, seja uma transferência entre estabelecimentos municipais e/ou estaduais, seja uma devolução para um fornecedor, dentre outros.

1. Distribuição por Pedido

CICLO

As distribuições realizadas pelo almoxarifado estadual da SES/MG nasce a partir de um pedido de medicamentos, na maioria das situações. Esse pedido é então autorizado pela Distribuição da SAF/SES, e vai do status aberto para o status autorizado. O almoxarifado estadual, então, irá separar os medicamentos no estoque físico e registrar uma distribuição por pedido, e este irá para o status faturado. Até esse momento, o destinatário da distribuição não consegue visualizar os itens para aceite no menu Distribuição & Gestão de Estoque > Entradas > Entrada por Aceite de Distribuição.

As distribuições só ficarão disponíveis para recebimento no menu supramencionado, depois que o remetente (no caso no almoxarifado estadual) colocar essa distribuição Em Trânsito. A alteração desse status é realizada manualmente, e deve ser feita no momento da entrega da carga para a empresa que irá realizar o transporte até o estabelecimento de destino.

Se por um erro de processo de trabalho no almoxarifado, os itens forem entregues para a empresa responsável pelo transporte, e esquecerem de alterar o status da distribuição no SIGAF, o estabelecimento de destino não conseguirá realizar o aceite de distribuição, mesmo após o recebimento dos itens em se estabelecimento.

Caso você acesse o menu de Distribuição & Gestão de Estoque > Entradas > Entrada por Aceite de Distribuição, e não encontre a distribuição para realizar o recebimento dos itens, é necessário entrar em contato com o estabelecimento remetente, no caso, o Almoxarifado Estadual e solicitar a alteração do status do pedido para “Em transito”. Caso o remetente seja a Regional de Saúde, você deve entrar em contato com o CAF regional correspondente.

2. Distribuição Simples

Semelhante ao que ocorre nas transferências (distribuições simples) entre estabelecimentos, ou entre o estabelecimento e o fornecedor, a responsabilidade de alteração do status é do estabelecimento remetente da entrega, ou seja, o estabelecimento que está registrando a distribuição. O estabelecimento destinatário dó conseguirá visualizar a distribuição e realizar o aceite no menu Distribuição & Gestão de Estoque > Entradas > Entrada por Aceite de Distribuição após a alteração do status da mesma para Em Transito. Caso você acesse esse menu e não encontre a distribuição para realizar o recebimento, deve entrar em contato com estabelecimento remetente para registrar a distribuição e/ou alterar o status da mesma.