Não consigo editar o cadastro de paciente, o que fazer?

Em muitos casos é necessário atualizar ou corrigir o cadastro de um paciente. Contudo existem algumas regras de segurança e restrições de acesso, principalmente relacionados aos pacientes que fazem uso de medicamentos do componente especializado e/ou insulina glargina, uma vez que há geração de APAC e a alteração de um cadastro da maneira incorreta pode acarretar em problemas graves nesse processo. Nesse contexto, caso você não consiga editar o cadastro de um paciente, você deve verificar se o seu nível de usuário ou o tipo de paciente se enquadra em alguma dessas situações:

1°) Verifique seu nível de usuário:

Se você for Farmacêutico Municipal, Diretor Técnico ou Farmacêutico GRS, e mesmo assim não consegue editar o cadastro do paciente vá para o próximo item. Se você não possuir os níveis supramencionados siga as orientações abaixo:

Apenas os níveis de usuário Farmacêutico Municipal, Farmacêutico Diretor Técnico ou Farmacêutico GRS podem alterar os dados “Nome do Paciente”, “CNS”,  “CPF” e nome da mãe do paciente. Caso você não tenha algum desses níveis, deve solicitar a qualquer farmacêutico ou responsável pelo seu estabelecimento que realize essa alteração.

É importante ressaltar que a restrição vale só para os campos supramencionados, os demais campos, como endereço, nome do pai, responsável, RG, Certidão de Nascimento, Cidade de Nascimento, Data de Nascimento, dentre outros, podem ser editados por todos os níveis de usuário cadastrados no sistema.

2°) Verifique se o seu paciente tem processo do componente especializado.

No histórico de processos  disponível no campo ação de cada paciente no menu de cadastros, é possível verificar a relação de processos vinculados para o mesmo. Deve-se seguir as orientações para cada caso:

• Paciente que não tem processo do componente especializado

Se você possui nível de usuário do tipo Farmacêutico Municipal ou Farmacêutico Diretor Técnico poderá alterar “Nome do Paciente”, “CNS”,  “CPF” e nome da mãe, bem como todos os demais dados, de cadastros de paciente que não possuem processo do componente especializado. Se mesmo assim não conseguir vá para o item 3 desse checklist. As demais informações do cadastro são editáveis para todos os níveis de usuário.

• Paciente que tem processo do componente especializado

Apenas o nível Farmacêutico GRS tem permissão para alterar esse tipo de cadastro de paciente, no que compete os campos “Nome do Paciente”, “CNS”,  “CPF” e nome da mãe. Neste caso, você deve entrar em contato com sua regional e solicitar a atualização dos dados não editáveis. As demais informações do cadastro são editáveis para todos os níveis de usuário.

3°) Verifique se o paciente está marcado como óbito = sim

Acesse o cadastro do paciente e verifique se o campo óbito está marcado como “sim”. Apenas o nível central consegue editar esse cadastro. Neste caso será necessário que seja enviado um e-mail para sigaf@saude.mg.gov.br, solicitando que seja feita a alteração. Caso deseje-se alterar o campo óbito para “não”, será necessário enviar uma confirmação de que o paciente não faleceu.

IMPORTANTE! A edição de pacientes no sistema deve ser realizada de forma responsável, com devida verificação da veracidade das informações que estão sendo alteradas.

Quer saber como executar cada uma dessas ações no sistema?

Acesse o manual de cadastro de pacientes.