O SIGAF está apresentando lentidão no acesso. O que fazer?

Caso esteja enfrentando problemas de lentidão no SIGAF, será necessário um trabalho investigativo para determinar a causa do problema. São vários fatores que podem deixar um site mais lento. Siga os procedimentos abaixo para descobrir como solucionar o problema enfrentado, e em seguida teste abrir o SIGAF para ver se já apresenta alguma melhora.

Esse passo a passo pode ser aplicado apenas quando o sistema está apresentando lentidão. Caso você nem consiga acessar ao sistema, recomendamos acessar o link “Não consigo acessar o site do SIGAF. O que fazer?“.

Testando a Velocidade de Conexão Padrão

O funcionamento do SIGAF independe de configuração de hardware, sendo necessário apenas que a estação de trabalho tenha acesso à Internet. Entretanto, estações de trabalho que possuam pouca memória e/ou baixa capacidade de processamento podem comprometer a utilização dos navegadores web e, consequentemente, a utilização do sistema. Além disso, o desempenho do sistema dependerá diretamente do tamanho da banda de acesso à Internet dedicado à estação de trabalho. Valores abaixo de 512 kbps poderão causar lentidão no uso do sistema.

Comparando a velocidade do SIGAF com outros sites

Muitas vezes o problema não é no SIGAF e sim no seu navegador, na sua rede ou na sua máquina. Um teste importante de ser feito é comparar a velocidade do SIGAF com outros sites semelhantes que você tenha acesso.

Verificando se o Navegador esta atualizado

Certifique-se que você esteja utilizando o Navegador Firefox ou Google Chrome. O SIGAF não funciona no Internet Explorer. Recomendamos a utilização do Navegador Firefox versão 59.0 ou superior. Demais versões ou navegadores poderão apresentar erros de execução das funcionalidades do sistema. Caso seu navegador esteja com uma versão inferior à especificada, recomendamos a atualização.

Para garantir o funcionamento adequado do sistema é necessário a instalação de Java versão 8.0 ou superior. Caso seu Java esteja desatualizado, recomendamos a atualização.

1. Abra seu Navegador de Internet.
  2. No campo superior direito, selecione Configurações Configurações ou Opções Configurações.
  3. Na seção “Privacidade e segurança”, selecione “Limpar Dados”.
  4. Abrirá uma nova janela no formato pop-up. Clique em “Limpar“.

Verificando as Extensões do seu Navegador

Verifique o solicite ajuda ao seu administrador de rede para verificar se as extensões ou plugins instalados no seu navegador podem estar contribuindo para a lentidão do mesmo. Você pode acessar todas as extensões ou plugins no menu do navegador, podendo habilita-las ou desabilitá-las conforme a necessidade.

Verifiquei todos os itens acima e o SIGAF ainda está lento

Neste caso recomendamos que você entre em contato pelo Fale Conosco ou pelo e-mail sigaf@saude.mg.gov.br

No corpo do e-mail descreva que você seguiu todas as etapas acima, e o SIGAF ainda está apresentando lentidão. O e-mail deve conter as seguintes informações: seu nome completo, nome do seu estabelecimento de saúde no SIGAF e um telefone para contato.

Quer receber notícias, novas publicações e todas as atualizações da central de ajuda por e-mail? Clique aqui e saiba como se cadastrar.