Quais os tipos de entrada no estoque que existem no sistema?

O Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica permite a seus usuários realizarem a gestão do estoque de medicamentos. Para tanto é importante que os estabelecimentos registrem todas as entradas e saídas de itens do estoque no SIGAF.

As entradas de medicamentos no sistema devem ser realizadas logo após o recebimento e conferência dos itens. No SIGAF, para dar entrada de algum item (medicamento ou produto), o usuário tem a sua disposição quatro ferramentas: aceite de distribuição, entrada por autorização de fornecimento municipal, entrada por autorização de fornecimento estadual e entrada simples.

TIPOS DE ENTRADAS

• ACEITE DE DISTRIBUIÇÃO

Menu do sistema: Distribuição & Gestão de Estoque –> Entradas –> Entrada por Aceite de Distribuição

O aceite de distribuição é a ferramenta que deve ser utilizada quando o medicamento tem como remetente o Almoxarifado de Medicamentos da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (Almoxarifado de Medicamentos SES/MG), uma das regionais de saúde ou qualquer outro estabelecimento cadastrado no sistema. É o tipo de recebimento realizado após uma distribuição por pedido ou uma distribuição simples.

• ENTRADA POR AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO MUNICIPAL

Menu do Sistema: Distribuição & Gestão de Estoque –> Entradas –> Entrada por Autorização de Fornecimento Municipal

A entrada por Autorização de Fornecimento (AF) Municipal é a ferramenta que deve ser utilizada quando o medicamento está sendo executado de uma Ata de Registro de Preços Estadual e está sendo entregue pelo próprio fornecedor. Para os municípios, essa ferramenta deve ser utilizada para as entregas da Estratégia da Regionalização da Assistência Farmacêutica. Após cadastrar a Autorização de Execução de Compras e enviar uma ordem de fornecimento (Autorização de Fornecimento) para o fornecedor, este irá realizar a entrega dos itens solicitados. Os municípios após receberem devem realizar a conferência e realizar a entrada no sistema.

• ENTRADA POR AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO ESTADUAL

Menu do Sistema: Distribuição & Gestão de Estoque –> Entradas –> Entrada por Autorização de Fornecimento Estadual

A entrada por Autorização de Fornecimento (AF) Estadual é a ferramenta que deve ser utilizada nas compras realizadas pelo Estado e entregues no Almoxarifado de Medicamentos SES/MG. Dessa forma é uma ferramenta utilizada apenas pelo almoxarifado estadual central.

• ENTRADA SIMPLES

Menu do Sistema: Distribuição & Gestão de Estoque –> Entradas –> Entrada Simples

A entrada simples é a ferramenta que deve ser utilizada quando o medicamento ou produto foi adquirido por meios próprios do estabelecimento, não passando pelos fluxos de distribuição determinados pelo Estado.

Para mais detalhes de como realizar essa operação recomendamos a utilização do manual operacional. Clique aqui para acessar.