Nova Versão do Sistema (8.0.3)

A versão 8.0.foi publicada no dia 26/03/2021 na qual constarão as seguintes alterações/correções:
 

I. Alteração das regras de exibição de processo e disponibilidade no MGAPP para alguns medicamentos

  • Exibir na consulta de situação de processo no MGAPP a seguinte mensagem no caso de deferimento de solicitações dos medicamentos RIVASTIGMINA 9 MG ADESIVO TRANSDERMICO e USTEQUINUMABE 45 / 0,5 MG/ML SERINGA.

“Sua solicitação foi aprovada pela SES/MG. É necessário aguardar o medicamento ser entregue pelo Ministério da Saúde. O prazo previsto é, em média, 90 dias a partir da data de deferimento (data do parecer). Caso o medicamento seja enviado pelo Ministério da Saúde em data anterior ao previsto, o paciente será imediatamente comunicado pela regional. Caso ultrapasse esse período solicite averiguação por meio do fale conosco <http://www.saude.mg.gov.br/fale-conosco>.”

  • Não exibir o comando Ver Disponibilidade na consulta de situação de processos no MGAPP, para os medicamentos RIVASTIGMINA 9 MG ADESIVO TRANSDERMICO e USTEQUINUMABE 45 / 0,5 MG/ML SERINGA, mesmo se estes estiverem com situação deferida. 

II. Melhoria no Relatório de Posição de Estoque Atual

Ao editar o campo “Fabricante” do cadastro de medicamento a atualização será refletida no relatório do menu Relatórios >> Gestão de Estoque >> Relatório Posição de Estoque Atual. Na versão anterior o dado não era atualizado, ficando fixo no relatório.

III. Alteração da mensagem de Inativação de Processo CEAF e Glargina

Alteração do texto do comando “Inativar Processo” do menu Cadastros >> Triagem e Procesos >> Processos CEAF e Glargina, conforme:
 

“Processo considerado INATIVO a partir do último dia do 6º (sexto) mês ou competência consecutiva sem a dispensação do(s) medicamento(s) já deferido(s), na ausência de justificativa prévia e quando o usuário não utiliza outro medicamento do mesmo PCDT. Para Toxina Botulínica e Rituximabe, o processo será INATIVO quando o usuário não retirar esses medicamentos pelo período estabelecido na prescrição acrescido de 3 de meses. O processo também é considerado INATIVO se finalizar o tempo de tratamento ou se o usuário desistir formalmente do processo em andamento. Caso o usuário volte a solicitar o medicamento do processo inativo, será necessário montar e tramitar novo processo. Deseja continuar com a inativação do processo?”

IV. Alteração do tempo de sessão para 60 minutos 

Aumento do tempo de sessão do SIGAF para 60 minutos, uma vez que, alguns casos de uso demandam maior tempo de registro pelo usuário e, o tempo atual, obriga o usuário a salvar as operações inúmeras vezes a fim de evitar perda de todo o registro.

Atenção: em caso de afastamento do usuário de sua estação de trabalho, guiché bloquear o computador para evitar acessos por terceiros conforme normas de segurança da informação estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados.

V. Correção de Erro no menu de dispensação (não havia regra definida anteriormente)

O sistema não deverá permitir informar no campo “Quantidade dispensada” um valor menor ou igual a zero, no menu Dispensação >> Medicamentos Básicos e Estratégico a fim de se evitar que, nos casos de esquecimento do registro de um item, ao lançar vários itens que foram dispensados, esse não seja salvo zerado.

VI. Correção de Erro da Integração com Sistemas Municipais

Correção de erro de webservice (integração) com Sistemas Municipais, no qual o sistema não estava apresentando o histórico na posição de estoque para alguns envios. 

VII. Melhoria no Relatório de Movimentação de Itens Sob Controle Especial

Na tela de pesquisa, no select do filtro “Tipo de Movimentação” do relatório do menu Relatórios >> Gestão de Estoque >> Relatório Movimentação de Itens Sob Controle Especial incluir os valores: Bloqueio de Estoque; Desbloqueio de Estoque; Estorno de Dispensação; Estorno de Distribuição; Estorno de Entrada AF Estadual; Estorno de Entrada Simples. Na grid de resultados, bem como no PDF/CSV, exibir a coluna “Tipo de Movimentação”, de acordo com os tipos de movimentação do filtro. 

VIII. Correção de Erro no menu Ajuste de Estoque

Sistema estava permitindo ajustar estoque bloqueado no menu Distribuição & Gestão de Estoque >> Ajustes e Bloqueios >> Ajuste de Estoque, com isso, permitindo que estoque bloqueado e já zerado seja exibido para ajuste. O erro foi corrigido.
 

IX. Considerações Finais

  • Realizamos um intenso trabalho na condução dos testes de homologação, a fim de minimizar ao máximo o aparecimento de erros pós publicação da versão. Entretanto, é de amplo conhecimento que erros de sistema são inerentes a qualquer processo de desenvolvimento, podendo estes aparecer nos primeiros dias após a publicação da mesma. Neste cenário, recomendamos que caso o usuário identifique qualquer funcionamento inadequado nas versões em tela, entre imediatamente em contato com o suporte pelo canal Fale Conosco da Central de Ajuda (https://ajudasaf.saude.mg.gov.br/contato/), ou encaminhe um e-mail para sigaf@saude.mg.gov.br ou utilize nosso atendimento via telefone – (31) 3915-9821. 
  • Os manuais e perguntas frequentes relacionados também foram atualizados, e estarão disponíveis na Central de Ajuda do SIGAF.
  • O SIGAF é um sistema em contínuo desenvolvimento. Solicitações de melhorias devem ser preenchidas no formulário disponível no canal Solicite uma Melhoria do menu Contato da Central de Ajuda (https://ajudasaf.saude.mg.gov.br/contato/solicite-uma-melhoria//). Dúvidas referentes a correta utilização desse sistema, podem ser encaminhadas pelo canal Fale Conosco da Central de Ajuda (https://ajudasaf.saude.mg.gov.br/contato/), ou diretamente para o e-mail sigaf@saude.mg.gov.br.​
  • Na oportunidade, recomendamos o cadastro na lista de e-mails da Central de Ajuda para recebimento das notícias, publicações e todas as atualizações do sistema, incluindo as atualizações dos manuais, do FAQ e as mudanças ocorridas a cada nova versão do SIGAF. As orientações de como se inscrever constam no link https://ajudasaf.saude.mg.gov.br/2017/06/27/nao-perca-nenhuma-novidade-e-receba-notificacoes-por-e-mail/.
  • Solicitamos às CAF que divulguem aos estabelecimentos adstritos.
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