A PDCEAF já foi implementada há mais de um ano, e o que isso representa?
Depoimentos
“A Política de Descentralização do CEAF representa uma garantia de princípios fundamentais do SUS: integralidade e equidade. A distância entre municípios e Farmácia de Minas Regional é um fator que muitas vezes dificultava a adesão aos tratamentos e o acesso pelos usuários aos medicamentos do CEAF.” – Gilberto, Coordenação de Assistência Farmacêutica de Januária
Melhorias para os usuários
“Percebemos durante esse processo de implantação uma melhoria no serviço ofertado a população em vários aspectos, tais quais:- Otimização no acesso ao tratamento do paciente desde a montagem do processo até a aquisição do medicamento, com redução do tempo de inclusão dos novos processos; – A dispensação do medicamento passou a ser realizada em tempo real e em quantidade suficiente para o tratamento mensal, sem haver quantidade excedente, contribuindo para o uso racional do medicamento” – Município de Itajuba
“O programa é bom para o paciente, pois os processos são protocolados e avaliados por um período bem menor que antes, o que facilita e agiliza o acesso do paciente ao medicamento” – Débora, município de Ipanema
“(…) além de facilitar para esses usuários [e] aos gestores que enviavam motoristas para retirarem os medicamentos da população (via do município) duas vezes por semana, [a política] trouxe economia de transporte e combustível aos cofres municipais. Assim, somando a satisfação do usuário em poder retirar os medicamentos no seu próprio município e também para o gestor, a descentralização reduziu significativamente a fila de espera na porta da farmácia, e contribuiu para que pudéssemos executar com mais eficácia a gestão da AF.” – Giovana, Coordenação de Assistência Farmacêutica de Pirapora
“Podemos perceber uma melhoria no atendimento aos usuários, que têm contato direto com o farmacêutico no ato da dispensação do medicamento,sanando qualquer dúvida que houver.” – Município de Pedralva
Vantagens para o município
“Com a PDCEAF aumentou a facilidade na aquisição, maior agilidade no andamento dos processos., pois antes que nós esperávamos no mínimo 90 dias para o paciente conseguir o medicamento porque dependíamos de carro e motorista disponível para levar o processo, depois buscar se fosse devolvido etc., Agora é no mínimo 30 a 40 dias… Melhorou muito!!!” Lais, município de Munhoz
“Com o incentivo financeiro recebido pela DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 3.587, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2021, conseguimos trocar computadores e mobiliários da farmácia, gerando mais conforto e funcionalidade aos funcionários e usuários do SUS na farmácia.” – Município de Pedralva
“Percebemos durante esse processo de implantação uma melhoria no serviço ofertado a população em vários aspectos, tais quais: (…) – Avanço na farmacovigilância possibilitado pela utilização do sistema informatizado diretamente pela Unidade, intervindo e rastreando de forma eficaz possíveis erros no sistema de dispensação , nas prescrições, lotes, validades e na entrega do medicamento;- A programação mensal baseia-se na demanda e no consumo do município. – Não temos excesso de estoque de medicamentos e poucas perdas por vencimento ou avaria;- Aumento do tempo despendido de trabalhado direcionado para atividades administrativas pelo Farmacêutico Municipal. – Municipio de Itajuba
Benefícios para a regional
“Na CAF podemos visualizar uma melhor organização dos processos de trabalho em que a CAF passa de fato executar ações mais focadas na gestão do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.” Gilberto, Coordenação de Assistência Farmacêutica de Januária
“É necessário considerar que está ocorrendo mudança no perfil de atividades da equipe. Anteriormente predominavam as dispensações e atualmente, além destas, foi incorporado um novo fluxo de trabalho para a separação de medicamentos a serem distribuídos aos municípios” – Coordenação de Assistência Farmacêutica de Diamantina
Benefícios para a Assistência Farmacêutica
“É importante destacar também que nas Farmácias que estão executando a PDCEAF foi observado uma melhor gestão e controle dos medicamentos dispensados nesta unidades, pois muitas vezes os usuários levavam prescrições para a farmácia municipal que por sua vez retirava o medicamento na farmácia Regional, no entanto, em alguns casos o usuário não retornava para retirar o medicamento, interrompia o tratamento gerando um excedente de medicamentos.” Gilberto, Coordenação de Assistência Farmacêutica de Januária
“Quanto à abertura de processos do CEAF, já é possível perceber a redução do tempo entre recebimento na CAF e parecer, pois a abertura dos processos já se inicia nos municípios descentralizados, que enviam a solicitação eletronicamente e também realizam a orientação inicial aos pacientes.” – Coordenação de Assistência Farmacêutica de Diamantina
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