Como verificar o valor de medicamentos solicitados em AEC por Fornecedor?

Ao cadastrar uma autorização de execução de compras, o sistema fornece ao final do cadastro o valor total daquela AEC, contudo em alguns casos é necessário saber o valor referente a cada fornecedor.é possível obter esse valor seguindo as orientações abaixo:

1. Após finalizar o cadastro de uma Autorização de Execução de Compras, você deve emitir o relatório de Gerenciamento de AEC no menu “Relatórios >> Programação >> Relatório Autorização de Execução de Compras (AEC)”.

 

2. O sistema irá exibir os seguintes filtros de pesquisa. Você deve desmarcar o campo “todas” no filtro “Data AEC”. Deve-se preencher nesse campo o período de data em que a AEC foi cadastrada e clicar em “Buscar”.

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No nosso exemplo a AEC foi cadastrada no dia 02/04/2018. Dessa forma, devemos preencher a data do dia 02/04/2018 até 02/04/2018 para garantir que apenas a AEC desejada seja recuperada. Caso não se saiba exatamente a data em que a AEC foi emitida, pode-se pesquisar por um intervalo, tal como, do dia 01/04/2018 a 09/04/2018.

3. O SIGAF irá exibir os resultados conforme imagem abaixo. Para extrair o relatório você deve clicar no ícone disposto no canto superior direito (ver seta vermelha):

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4. Após finalizar o download do arquivo, você deve abri-lo no Excel. É importante antes de fazer qualquer análise conferir se apenas a AEC desejada está constando no relatório. Você pode verificar observando o número da AEC constante no relatório. Caso tenha sido extraído mais de uma AEC, basta selecionar apenas os itens constantes da AEC desejada.

Nessa etapa existem duas opções: você pode utilizar os filtros do excel para selecionar os fornecedores desejados, e somar na própria planilha o valor total, ou você pode fazer uma planilha dinâmica para trabalhar melhor os dados. Nesse tutorial iremos explicar como fazer uma tabela dinâmica.

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5. Após selecionar os dados da planilha que serão trabalhados, você deve na aba “Inserir” do Excel selecionar “Tabela Dinâmica” conforme imagem acima. O Excel irá exibir a seguinte mensagem de confirmação. Você deve selecionar “OK”.

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6. O Excel irá criar uma nova planilha. Em “Campos da Tabela” você deve arrastar o campo “Fornecedor” para “Linhas e o Campo “Valor Total” para “Valores, conforme ilustrado na imagem abaixo. Confirme se o campo valores está como “Soma de Valor Total”, caso contrário você deve clicar com o botão direito em cima do campo e alterar as “configurações do campo valor” para soma. O Excel irá construir uma tabela com o nome dos fornecedores e a soma de todos os itens solicitados, conforme imagem abaixo.

No exemplo, foi solicitado na AEC n° 8719/2018 um valor total de R$ 80.480,00 para o Fornecedor 1 e um valor total de R$ 2.016,08 para o Fornecedor 2.

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