Não consigo acessar o site do SIGAF. O que fazer?

Caso esteja enfrentando problemas para entrar no SIGAF, veja abaixo algumas coisas que pode tentar. Experimente cada um dos seguintes itens separadamente, em seguida teste abrir o SIGAF para ver se já apresenta alguma melhora e para saber exatamente qual solução funcionou para você.

Confira também nosso guia no SIGAF documenta: Problemas de Acesso.

1° CENÁRIO

Neste cenário você não consegue acessar a página inicial do sistema, apresentando mensagens do tipo “404 Error”, “Page not Found”, “A URL requisitada não pôde ser recuperada”, “Impossível determinar o endereço IP do nome de host”, “DNS Error”, ou outro semelhante.

Caso você consiga abrir a página inicial do sistema, e apenas não está conseguindo fazer o login, vá para o 2° Cenário.

Verificando o Navegador

Certifique-se que você esteja utilizando o Navegador Firefox ou Google Chrome. O SIGAF não funciona no Internet Explorer. Recomendamos a utilização do Navegador Firefox versão 59.0 ou superior. Demais versões ou navegadores poderão apresentar erros de execução das funcionalidades do sistema.

Verificando o Endereço Web

  1. Verificar se o endereço web (URL) na barra de endereço é https://sigaf.saude.mg.gov.br para certificar que esteja acessando a página da Web correta.
  2. Se estiver, tente abrir a mesma página da Web em outro computador conectado à mesma rede.
  3. Caso não consiga acessar a página da Web em nenhum computador, verifique se você está conectado à Internet.

Verificando a Conexão com a Internet

Verifique se os cabos que conectam o computador à Internet ou à rede estão firmemente conectados. Além disso, verifique se os dispositivos de rede utilizados pelo computador estão ativados e funcionando corretamente. Caso esteja conectado e acessando outros sites normalmente, verifique se os sites governamentais não estão sendo bloqueados na sua rede.

Testando outros Sites Governamentais

Em alguns casos, pode ocorrer o bloqueio de todos os sites governamentais. Verifique se este é o caso acessando o site da saúde http://www.saude.mg.gov.br/. Caso além do SIGAF você não esteja conseguindo acessar o site da saúde, pode ser que exista um bloqueio , e você deve entrar em contato com seu administrador de rede para verificar o problema. Caso outros sites governamentais ou não, abram normalmente, e o problema seja apenas no acesso ao SIGAF, verifique se você cumpre os requisitos mínimos de utilização do Sistema.

Requisitos mínimos para utilização do sistema

Requisitos mínimos são as configurações mínimas que garantem o bom funcionamento de um sistema de informação. Abaixo constam os requisitos de Software e Hardware que garantem o bom funcionamento do SIGAF (Atualizado em 2018). Apenas nas condições abaixo é possível garantir que o sistema funcione corretamente. Caso seu computador/rede não apresente as configurações abaixo, recomendamos a atualização do mesmo. Recomendamos o auxílio do seu administrador de rede para confirmar se sua máquina/ estabelecimento estão cumprindo os requisitos mínimos.

1) Requisitos de Software

  • Navegador Firefox versão 59.0
  • Pop-ups e Java Script dos navegadores devem estar ativados
  • Java JRE versão 8.0

Demais versões ou navegadores poderão apresentar erros de execução das funcionalidades do sistema.

2) Requisitos de Hardware

  • Acesso a Internet
  • Banda de acesso dedicado de 5 MB
  • Core I3, 3 ghtz, 2GB RAM, ou equivalente;

O funcionamento do SIGAF independe de configuração de hardware, sendo necessário apenas que a estação de trabalho tenha acesso à Internet. Entretanto, estações de trabalho que possuam pouca memória e/ou baixa capacidade de processamento podem comprometer a utilização dos navegadores web e, consequentemente, a utilização do sistema. Além disso, o desempenho do sistema dependerá diretamente do tamanho da banda de acesso à Internet dedicado à estação de trabalho. Valores abaixo de 5 MB poderão causar lentidão no uso do sistema.

Excluindo Cookies

Cookies são arquivos criados por websites visitados para armazenar informações de navegação, como seu perfil ou suas preferências para o website. Às vezes, um arquivo de cookie corrompido pode causar erros. Para excluir cookies:

  1. Abra seu Navegador de Internet.
  2. No campo superior direito, selecione Configurações Configurações ou Opções Configurações.
  3. Na seção “Privacidade e segurança”, selecione “Limpar Dados”.
  4. Abrirá uma nova janela no formato pop-up. Clique em “Limpar“.

Alterando as configurações de proxy

e o navegador demorar muito para carregar uma página da Web ou pesquisa, talvez ele esteja usando um proxy da Web ou esteja bloqueando o acesso a sites governamentais. A alteração das configurações de proxy pode interromper sua conexão com a Web. Caso não tenha certeza de qual configuração usar, entre em contato com seu administrador de rede.

  1. Abra seu Navegador de Internet.
  2. No campo superior direito, selecione Configurações Configurações ou Opções Configurações.
  3. Na seção “Configurações de Rede”, selecione “Configurar Conexão“.
  4. Altere suas configurações de proxy.

Verifiquei todos os itens acima e ainda estou sem acesso a página inicial do sistema

Neste caso recomendamos que você:

  1. Abra seu navegador
  2. Digite o endereço Web do SIGAF, https://sigaf.saude.mg.gov.br
  3. Mande buscar.
  4. No seu teclado, pressione a tecla “Print Screen”. Essa tecla irá tirar uma fotografia da tela do seu computador, demonstrando que você anda continua sem acesso.
  5. Abra o “Paint”.
  6. Com o botão direito do mouse clique em colar. O sistema irá colar a fotografia da tela do seu navegador.
  7. Salve o arquivo e mande para o e-mail sigaf@saude.mg.gov.br
  8. No corpo do e-mail descreva que você seguiu todas as etapas acima, e ainda está com problemas na conexão. O e-mail deve conter as seguintes informações: seu nome completo, nome do seu estabelecimento de saúde no SIGAF, um telefone para contato e o arquivo salvo no item 7.

2° CENÁRIO

Neste cenário você consegue abrir a página inicial do sistema, contudo não está conseguindo fazer o login. Para resolver verifique qual dessas situações você se encontra, e clique no respectivo link abaixo:

Caso você não se enquadre em nenhuma dessas situações, entre em contato pelo Fale Conosco ou pelo e-mail <sigaf@saude.mg.gov.br>.

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