Como cadastrar capacidade de atendimento o no SIGAF para dispensação do componente especializado e insulina glargina?

A tabela de capacidade de atendimento é utilizada para cálculo da sugestão de data de retorno do paciente, de acordo com a quantidade a ser dispensada durante a utilização da ferramenta de Dispensação do Componente Especializado e Insulina Glargina. Dessa forma o cadastro e atualização dessa tabela é essencial para o funcionamento correto da ferramenta de dispensação.

Para cadastrar, o usuário deve acessar o menu Cadastros > Agenda e Calendário > Capacidade de Atendimento.  Verifique se seu estabelecimento não tem a tabela já cadastrada utilizando o filtro estabelecimento de saúde e o comando “Buscar”. Não é permitido o cadastro de mais de uma tabela de capacidade de atendimento para o mesmo estabelecimento de saúde.

Caso o sistema não retorne nenhum resultado, você deve cadastrar nova tabela, acionando o comando “Adicionar Capacidade de Atendimento”.

agenda01

O sistema irá exibir a seguinte interface:

v8

Preencha o horário de funcionamento do estabelecimento, com o horário de atendimento aos pacientes. Em fracionamento da agenda deve-se preencher o número em minutos em que se deseja fracionar o tempo de atendimento, ou seja, a duração média de cada atendimento considerando todo o processo.

Exemplo: Se escolher um fracionamento de 15 minutos, os agendamentos serão realizados de 15 em 15 minutos. Se escolher o fracionamento de 30 minutos, a agenda será fragmentada em horários de meia em meia hora.

Após realizar o preenchimento dos campos o sistema irá gerar a agenda para preenchimento da quantidade de pacientes que é possível atender naquele período.

O preenchimento deste campo irá depender da capacidade de cada estabelecimento, em termos de estrutura e RH. Essa distribuição pode ser homogênea, ou seja, durante todo o período do sai a capacidade de atendimento não sofre alteração, e será preenchido para cada fração da agenda o mesmo valor, OU, escalonada, no qual existirão períodos do dia em que a capacidade de atendimento aumenta ou diminui, e, portanto, a quantidade de pacientes preenchidas em cada fração irá se alterar conforme o decorrer do dia.

Exemplo: Escolhemos o fracionamento de 1 em 1 hora apenas para ilustrar. De 7h as 8h meu estabelecimento consegue atender 100 pacientes, mas de 8h as 9h possuo mais atendentes na farmácia e conseguimos atender 200 pacientes, de 10h as 14h, 300 pacientes por hora, de 14h as 16h, 200 pacientes por hora e de 16 as 17 conseguimos atender 100 pacientes. Dessa forma o preenchimento da tabela ficaria assim:

v8

Importante! A fração escolhida nessa tabela, será a mesma apresentada na dispensação para agendamento da data de retorno. Para concluir adicionar o comando “Adicionar”.

Para editar uma tabela previamente cadastrada, deve-se no menu Cadastros > Agenda e Calendário > Capacidade de Atendimento utilizar o filtro estabelecimento e acionar o comando buscar. No grid de resultados, campo ação, selecionar o comando “Editar”.

agenda02

O sistema irá exibir a interface (tela) com a tabela de capacidade de atendimento com todos os campos editáveis.

Quer receber notícias, novas publicações e todas as atualizações da central de ajuda por e-mail? Clique aqui e saiba como se cadastrar.

Para mais detalhes de como realizar essa operação recomendamos a utilização do manual operacional. Clique aqui para acessar.

Rolar para cima