Como verificar a numeração CATMAT de um produto para a integração (werbservice)  municipal?

O Catálogo de Materiais (CATMAT) do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) é um sistema informatizado que permite a catalogação dos materiais destinados às atividades fins e meios da Administração Pública. A numeração CATMAT dos medicamentos e produtos é uma numeração gerada por esse sistema, que identifica este item na base de dados do Ministério da Saúde.

Esse número é utilizado tanto para o webservice municipal, em que os municípios enviam dados de seus sistemas próprios para o SIGAF, bem como na integração com a BNAFAR, em que o SIGAF consolida todos esses dados e envia para a base nacional do Ministério da Saúde.

Neste caso, essa é uma numeração importante para os serviços de webservice. Caso você deseje consultar essa numeração de um produto, você deve:

1. Acessar o menu “Cadastros > Medicamentos e Produtos > Medicamentos e Produtos (Descrição Genérica).”

2. Utilizar os filtros do sistema, para pesquisar. Contudo é importante garantir que a apresentação pesquisada seja a mesma vinculada ao cadastro da apresentação comercial do produto disponível no menu “Cadastros > Medicamentos e Produtos > Produtos (Apresentação Comercial).”

3. Ao acionar o comando buscar, é possível verificar a numeração CATMAT no grid de resultados.

4. No campo ação caso você selecione o comando “Visualizar”. A tela irá exibir duas numerações: a numeração CATMAT e a numeração CATMAT Hórus.

Para efeito do webservice municipal deve-se utilizar a informação “CATMAT”.

Para mais detalhes recomendamos a utilização dos manuais operacionais do sistema. Clique aqui para acessar.