Qual a finalidade do cadastro da lista de medicamentos em falta no SIGAF?

A lista de medicamentos em falta do SIGAF é utilizada para determinar se um medicamento está em falta ou não no estoque do estabelecimento que realiza a dispensação, entrega do medicamento ao paciente/usuário.

A finalidade do cadastro da lista de medicamentos em falta no menu “Cadastros > Listas e Programas > Lista de Medicamentos em Falta” consiste no envio dessa informação sobre a disponibilidade em estoque de um determinado medicamento do componente especializado, para o menu de disponibilidade constante no aplicativo MGAPP e no site Cidadão MG. Por meio desses dois canais o paciente pode consultar o andamento do seu processo bem como se o medicamento está no estoque da farmácia, antes que o mesmo se dirija para o estabelecimento.

A consulta no MGAPP e no site Cidadão MG é individual, e é necessário que o paciente preencha seus dados pessoais para permitir a visualização dessas informações. Caso a informação esteja desatualizada no aplicativo, recomendamos que o estabelecimento verifique se a informação está desatualizada no menu supramencionado.

Reiteramos que a informação exibida tem relação direta com o local onde a dispensação está sendo registrada no sistema. Caso trate de um paciente, cuja entrega do medicamento é realizada no município, mas o registro é realizado na regional (via do município), a atualização dessa lista é de responsabilidade do CAF Regional, e portanto, em caso de informação desatualizada, deve-se contatar os mesmos.

Para os municípios cuja dispensação do CEAF é uma etapa que foi descentralizada, a responsabilidade de cadastro e atualização dessa lista é do estabelecimento responsável pela dispensação, registro no sistema e entrega ao paciente, desde que o processo esteja cadastrado nesta unidade de saúde.

Caso haja transferência do processo, o MGAPP passará a exibir a disponibilidade em estoque do novo estabelecimento como base no cadastro da lista de medicamentos em falta realizada por este, após o aceite da transferência no sistema.

É recomendável a atualização periódica dessa lista, e sempre que houver uma mudança no cenário do estoque do estabelecimento.