Nova Versão do Sistema (7.9.1 )

Prezados(as) Senhores(as) Usuários(as) do SIGAF,

Informamos que a versão 7.9.1 do SIGAF será publicada dia 17/07/2020, após as 17 horas. A mesma irá contemplar as seguintes alterações:


I) Inclusão do Nome Social nas tabelas de Paciente, Prescritor e Usuário, em atendimento ao Decreto nº 47.148, de 27 de janeiro de 2017, que dispõe sobre a adoção e utilização do nome social por parte de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública estadual. Entende-se por nome social a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida.

Também foram atualizados todos os documentos e relatórios em que essas informações são apresentadas. Nos documentos  em que o indivíduo responde civilmente pelos mesmos, será exibido tanto o nome social quanto o nome civil, conforme determinado no Art 3° do Decreto nº 47.148, de 27 de janeiro de 2017:

Art. 3º – Os órgãos da administração pública estadual farão constar dos documentos administrativos o campo “nome social”, juntamente com o campo “nome civil”, para utilização pelas pessoas interessadas.

Parágrafo único – As certidões, prontuários e documentos congêneres serão expedidos com a menção ao nome social quando este constar dos requerimentos, e dos nomes social e civil quando necessário ao atendimento de suas finalidades legais.

Ao final desta página, você pode verificar a lista completa dos menus afetados e das alterações realizadas em cada um dos documentos e relatórios emitidos pelo SIGAF no que compete a exibição do nome civil e do nome social.

Durante esse projeto, também identificamos a necessidade de algumas outras melhorias direta ou indiretamente relacionadas aos menus modificados, as quais estão listadas abaixo:

  • No menu Cadastros -> Pacientes -> Paciente, ao editar o cadastro do paciente, só será permitida a gravação do registro quando inserida uma data de nascimento valida. Caso contrário, exibe a mensagem “MSGI7.84 Data de nascimento inválida.”.
  • No menu Cadastros -> Pacientes -> Paciente, no bloco “Endereço”, o campo “CEP” foi colocado como primeira opção de preenchimento. Ao preencher sistema busca dados na base dos correios.
  • No menu Cadastros -> Usuários do Sistema -> Usuários, foram excluídos os filtros “Grupo” e “Disponível”, e incluído o filtro “Bloqueio” abaixo do filtro “Status”. Opções de Seleção: Selecione, Bloqueado, Desbloqueado.
  • No menu Cadastros -> Usuários do Sistema -> Usuários, foram excluídas as colunas “Grupo” e Disponível”, no grid de resultados, e incluída à esquerda do “Nome” a coluna “código”, na qual irá retornar o ID usuário; 
  • No menu Cadastros -> Usuários do Sistema -> Usuários, a label “status login” foi alterada para “Bloqueio.
  • No menu Cadastros -> Usuários do Sistema -> Usuários, foram removidos os campos “Grupo” e Disponível” da interface de registro, 
  • No menu Cadastros -> Usuários do Sistema -> Usuários, o campo “Nome Social” poderá ser preenchido por todos os usuários com acesso a cadastros nesse caso de uso e só poderá ser editado, quando preenchido, pelos níveis de usuário “Gestor Master” e “Administrativo SIGAF”. Todos os usuários com permissão podem preencher o campo “Nome Social” durante a edição de cadastros já realizados, desde que este campo não esteja preenchido. Manter as regras para permissão de edição já existentes;
  • Em todos os logs do sistema (cadastro e ultima alteração), será exibido o ID do usuário e a descrição do “Nome” ou “Nome Social”, no formato “nº ID – “Nome”” ou “nº ID – “Nome Social”;
  • No menu Cadastros > Usuários > Relacionar Usuários, foram incluídas as seguintes validações no sistema: Caso o Usuário tenha selecionado apenas “Usuário” e “Tipo de Usuário”, o SIGAF verifica se o usuário selecionado já está relacionado ao mesmo “Tipo de Usuário”. Caso esteja, o SIGAF exibe a mensagem MSGE5.07 Usuário já relacionado a Tipo de Usuário escolhido. Caso o Usuário tenha selecionado “Usuário”, “Tipo de Usuário” e “Estabelecimento de Saúde”, o SIGAF verifica se o usuário selecionado já está relacionado ao mesmo “Tipo de Usuário” e “Estabelecimento de Saúde”. Caso esteja, o SIGAF exibe a mensagem MSGE5.21 Usuário já relacionado a Tipo de Usuário e Estabelecimento de Saúde escolhidos.Caso o Usuário tenha selecionado apenas “Usuário” e “Estabelecimento de Saúde”, o SIGAF verifica se o usuário selecionado já está relacionado ao mesmo “Estabelecimento de Saúde”. Caso esteja, o SIGAF exibe a mensagem MSGE5.22 Usuário já relacionado ao Estabelecimento de Saúde escolhido.
  • No menu Cadastros > Usuários > Relacionar Usuários, no campo “Usuário” da IU5.10 Relacionar Usuário, exibir apenas a lupa de pesquisa, e retirar o recurso de digite e selecione.
  • No menu Cadastros > Usuários > Relacionar Usuários, Corrigir/alterar a tela de pesquisa e seleção de usuário de acordo com a IU5.17 Pop up Pesquisar/Selecionar Usuário (detalhada).
  • No menu Cadastros > Usuários > Relacionar Usuários, no momento da inclusão de um novo relacionamento, só é permitido selecionar usuários principais (com “Login” e “CPF” preenchidos), Ativos e Desbloqueados. Os usuários filhos não serão exibidos na listagem para seleção, e caso o Usuário selecione um usuário inativo e/ou bloqueado, o SIGAF exibe uma mensagem de erro e não permite a seleção. Mensagem: MSGE5.23 Não é permitido relacionar usuário bloqueado e/ou inativo.
  • No Recibo de Medicamentos (PDF), emitido do menu Dispensação -> Componente Básico e Estratégico, foi retirado o campo “Data de Retorno” à direita de “CRM”, foi alterada a label “Médico Prescritor” ´para “Prescritor”; e removido o espaço do texto do texto “NÃO HOUVE PAGAMENTO DO USUÁRIO PELOS MEDICAMENTOS REGISTRADOS NESSE RECIBO. O preço apresentado representa o recurso gasto pelo SUS para fornecer o produto GRATUITAMENTE à população”, os campos “LME Vigente”, “Data Validade Inicio” e “Data Validade Fim” foram excluídos.
  • No menu Cadastros -> Pacientes -> Paciente a coluna nome do pai foi excluída do grid de resultados.
  • Os nomes sociais preenchidos no cadastro de paciente só poderão ser editados pelos níveis de usuário “Farmacêutico Municipal”, “Farmacêutico Diretor Técnico”, Farmacêutico GRS”, “Gestor Master”, “Farmacêutico SAF” e “Administrativo SIGAF”.Caso o paciente tenha processo do “CEAF e Glargina” e/ou “Processos Novos Antirretrovirais”, os mesmos só poderão ser editados, quando preenchidos, pelos níveis de usuário: “Farmacêutico GRS”, “Farmacêutico SAF”, “Gestor Master” e “Administrativo SIGAF”.

 


II) Melhoria no desempenho do Webservice e Novo Relatório de monitoramento de envio de dados para a BNAFAR, regulamentada pela Portaria de Consolidação nº 1/MS, de 28/09/2017. Essas melhorias também contribuirão na envio de dados e no monitoramento do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS) regulamentado pela Portaria GM/MS nº 1.215 de 13 de junho de 2012.

Foram criados mecanismos para controlar por IBGE o status dos serviços enviados/não enviados, protocolos enviados e quantidade de registros por protocolo. também foi implementada uma rotina que verifica de 4 em 4 horas se o protocolo com status “Aguardando” foi processado.

A nova ferramenta de monitoramento está disponível apenas para os usuários do nível central, lotados na SAF. Poderá ser acessado no menu Monitoramento -> Webservice BNAFAR -> Consulta Produção/Envio. É possível utilizar os seguintes filtros: Competência; Anexo da Rename; Regional; Cidade; Estabelecimento de saúde. O sistema irá retornar os seguintes resultados: Estabelecimento de Saúde; Cidade; Total de Registros de Entradas e Ajustes Positivos; Total de Registros de Entradas e Ajustes Negativos; Total de Registros de dispensação; Total de Registros em Estoque.  Já a ferramenta de consulta de inconsistências de envio pode ser acessada no menu Monitoramento -> Webservice BNAFAR -> Consulta de inconsistências. 


III) Ampliação de acesso a informação para o nível de usuário Gerente Almoxarifado, permitindo um melhor gerenciamento do estoque e das etapas que envolvem o processo distribuição. Foi concedido acesso aos dados de todo o Estado para os relatórios Ocorrências de Aceite de Distribuição, Relatório de Distribuição, Relatório Acompanhamento da Distribuição, Relatório Ciclo de Atendimento e Relatório de Pedido de Medicamentos. 

Foram removidos os acessos aos relatórios de Dispensação dos níveis Gerente Almoxarifado e Atendente Almoxarifado, bem como o acesso aos relatórios do submenu de Programação e do submenu de Dispensação para o nível Atendente Almoxarifado. Durante o processo de desenvolvimento também foram retiradas as permissões de outros níveis de usuário para estes relatórios já se adequando às atualizações a serem feitas no cadastro de usuário, e que antes configuravam erro do sistema. 

 


IV) Inclusão de Campo Observação nos menus de Ajuste de Estoque e Bloqueio de Estoque, a fim de permitir um registro mais preciso sobre a justificativa dos ajustes realizados no sistema. A observação preenchida durante o ajuste ou bloqueio, também será apresentada nos relatórios do sistema, respectivamente, Relatório de Ajuste de Estoque e Relatório de Posição de Estoque Atual.

  • No menu Distribuição & Gestão de Estoque > Ajustes e Bloqueios > Ajuste de Estoque, foi adicionado ao lado direito da coluna “Ação”, a coluna “Observação”. Após o usuário informar o ajuste de estoque e gravar/confirmar o ajuste, o SIGAF deve disponibilizar um comando na coluna “Observação” que ao ser acionado, abre um modal onde pode ser informada a Observação. A Observação deve ter tamanho máximo de 200 caracteres. A Observação não é de preenchimento obrigatório. A coluna “Estoque” deve ter a largura limitada a 30 caracteres. A coluna “Nova Quantidade” deve ter a largura reduzida, permitindo inserir no máximo 8 caracteres antes da vírgula. Na visualização do ajuste de estoque, deve ser inserido também a coluna “Observação” (ao lado direito da coluna “Motivo do ajuste”). Para os ajustes onde foi informado uma Observação, o SIGAF deve exibir o ícone [i] para que seja visualizada a Observação.
  • No menu Relatórios > Gestão de Estoque > Relatório Ajustes de Estoque foi inserida a coluna “Observação” ao lado direito da coluna “Valor Total”.
  • No menu Distribuição & Gestão de Estoque > Ajustes e Bloqueios > Bloqueio de Estoque foi adicionado ao lado direito da coluna “Ação”, a coluna “Observação”. Após o usuário informar o bloqueio de estoque e gravar/confirmar o bloqueio, o SIGAF deve disponibilizar um comando na coluna “Observação” que ao ser acionado, abre um modal onde pode ser informada a Observação. A Observação deve ter tamanho máximo de 200 caracteres. A Observação não é de preenchimento obrigatório. Na visualização do bloqueio de estoque, deve ser inserido também a coluna “Observação” (ao lado direito da coluna “Bloqueio”). Para os bloqueios onde foi informado uma Observação, o SIGAF deve exibir o ícone [i] para que seja visualizada a Observação.
  • No menu Relatórios > Gestão de Estoque > Relatório Posição de Estoque Atual foi inserida a coluna “Observação” ao lado direito da coluna “Código do Estoque”.

 


V) Correção dos seguintes erros encontrados na versão 7.9.0:

  • Erro no envio do serviço de Posição de Estoque para as competências de fevereiro, março e abril de 2020, no webservice SIGAF e BNAFAR.
  • Ao gerar o Relatórios -> Dispensação -> Relatório Dispensação de Palivizumabe em formato CSV, sistema estava exibindo uma tela de erro desformatada e não realizava o download do documento.
  • No menu Distribuição & Gestão de Estoque -> Outras Ferramentas de Gestão -> Banco de Troca de Medicamentos e Produtos os usuários logados em estabelecimentos de saúde só estavam conseguindo visualizar os registros do próprio estabelecimento. Regra: Ele adiciona banco de trocas, edita, encerra, e exclui troca do próprio estabelecimento, porem é permitido visualizar de todo o estado.
  • Para os menus, relacionados abaixo, só é permitido a busca e registro pelo estabelecimento, no qual o usuário está logado e/ou estabelecimentos vinculados, porém o sistema estava liberando acesso a todos os estabelecimentos do sistema: Distribuição & Gestão de Estoque -> Entradas -> Entrada Simples, Distribuição & Gestão de Estoque -> Saídas -> Distribuição Simples, Distribuição & Gestão de Estoque -> Ajustes e Bloqueios -> Bloqueio de Estoque, Distribuição & Gestão de Estoque -> Outras Ferramentas de Gestão -> Estoque Mínimo, Distribuição & Gestão de Estoque -> Agendamento de Entregas -> Agendamento de Entrega por AF, Distribuição & Gestão de Estoque -> Agendamento de Entregas -> Outros Agendamentos, Relatórios -> Aquisição -> Relatório Autorização de Fornecimento Estadual, Relatórios -> Entradas -> Relatório de Entrada, Relatórios -> Entradas -> Relatório Situação de Entrada de Nota Fiscal, Relatórios -> Distribuição -> Relatório de Estorno de Distribuição, Relatórios -> Gestão de Estoque -> Relatório Ajustes de Estoque, Relatórios -> Gestão de Estoque -> Relatório Posição de Estoque Atual, Relatórios -> Gestão de Estoque -> Relatório Movimentação de Estoque.

 


ALTERAÇÕES RELACIONADAS AO NOME SOCIAL

DOCUMENTOS AFETADOS

Legenda: F = Filtro, GR = Grid de Resultados, CSV = Relatório em Excel, PDF = Relatório em PDF, IR = Interface de Registro (tela do sistema, exemplo: tela de cadastro do paciente).

Documento

Informações

Nome Social

Nome Civil

Autorização de Fornecimento Municipal (PDF)

Responsável Para Contato

X

X

Nota de Fornecimento de Produtos (PDF)

Responsável Técnico (Antigo campo Diretor)

X

X

Relatório de Distribuição de Produtos (PDF) emitido no menu Distribuição & Gestão de Estoque -> Saídas ->Distribuição Simples

Usuário Responsável

X

 

Histórico de Processos do Cadastro de Paciente

Paciente

X

X

Recibo de Medicamentos (PDF), emitido do menu Dispensação -> Componente Básico e Estratégico

Paciente, Usuário

X

X

Prescritor

X

 

Recibo de Medicamentos (PDF), emitido do menu Dispensação -> Palivizumabe

Paciente, Atendente da Dispensação

X

X

Prescritor

X

 

Recibo de Medicamentos (PDF), emitido do menu Dispensação -> Componente Especializado

Paciente, Atendente

X

X

Prescritor

X

 

Relatório de Dispensação dos menus “Dispensação -> Componente Básico e Estratégico” e “Dispensação -> Componente Especializado”

Paciente

X

X

Prescritor, Usuário

X

 

Notificação de Reação Adversa (PDF) emitido do menu Monitoramento Cuidado Farmacêutico Notificação de Queixa ou RAM

Notificador

X

 

LME dos menus :”Dispensação -> Emitir 2° via de LME de Solicitação” e “Dispensação -> Componente Especializado”

Paciente

X

X

Mãe

X

 

LME de Avaliação do menu Cadastros -> Triagem e Processos -> Processos CEAF e Glargina

Paciente, Analista

X

X

LME da aba LME, imprimir LME, do  menu Cadastros -> Triagem e Processos -> Processos CEAF e Glargina

Paciente

X

X

Mae, Analista

X

 

 

OUTROS LOCAIS AFETADOS

Legenda: F = Filtro, GR = Grid de Resultados, CSV = Relatório em Excel, PDF = Relatório em PDF, IR = Interface de Registro (tela do sistema, exemplo: tela de cadastro do paciente).

Local

Informações

Nome Social

Nome Civil

Tela Inicial do Sistema

Usuário do Sistema (Interface – Bloco Lateral)

X

 

Registros de Logs

Usuário do Sistema

X

 

Cadastros -> Pacientes -> Paciente

Paciente (F, GR, IR), Mãe (F, GR, IR), Pai (IR).

X

X

Cadastros -> Pacientes -> Solicitar Unificação de Pacientes

Paciente (F, GR, IR), Mãe (F, GR, IR), Pai (IR).

X

X

Cadastros -> Pacientes -> Aprovar Unificação de Pacientes

Paciente (F, GR, IR), Mãe (F, GR, IR), Pai (IR).

X

X

Cadastros -> Prescritores -> Prescritor

Prescritor (F, GR, IR, PDF, CSV)

X

X

Usuário Responsável (IR)

X

 

Cadastros -> Estabelecimentos -> Estabelecimentos de Saúde

Farmacêutico ou Responsável Técnico (IR), Diretor do Estabelecimento (IR), Responsável APAC (IR), Responsável Recebimento (IR), Prefeito (IR), Secretário Municipal de Saúde (IR),

X

X

Cadastros -> Usuários do Sistema -> Usuários

Usuário do Sistema (F, GR, IR, PDF, CSV)

X

X

Cadastros >> Listas e Programas >> Lista de Medicamentos em Falta

Usuário Responsável (IR)

X

 

Cadastros ->Triagem e Processos ->Processos CEAF e Glargina

Paciente (F, IR, GR, CSV, PDF), Prescritor (IR)

X

X

Cadastros ->Triagem e Processos ->Processos Palivizumabe

Paciente (F, IR, GR, CSV, PDF), Prescritor (IR)

X

X

Cadastros ->Triagem e Processos ->Processos Novos Antirretrovirais

Paciente (F, IR, G, CSV, PDF R), Prescritor (IR)

X

X

Cadastros ->Triagem e Processos -> Triagem Terapêutica

Paciente (F, IR, GR, CSV, PDF), Prescritor (IR)

X

X

Cadastros ->Triagem e Processos ->Transferir Triagem e Processos

Paciente (F, IR, GR, CSV, PDF)

X

X

Programação & Aquisição -> Programação -> Pedido de medicamentos e produtos

Usuário Validação (GR)

X

 

Distribuição & Gestão de Estoque -> Saídas ->Distribuição Simples

Usuário Responsável (IR)

X

 

Distribuição & Gestão de Estoque -> Ajustes e Bloqueios -> Ajuste de Estoque

Usuário Responsável (GR, IR)

X

 

Distribuição & Gestão de Estoque -> Ajustes e Bloqueios -> Bloqueio de Estoque

Usuário Responsável (GR, IR)

X

 

Distribuição & Gestão de Estoque -> Outras Ferramentas de Gestão -> Banco de Troca de Medicamentos e Produtos

Responsável (IR)

X

 

Dispensação -> Componente Básico e Estratégico

Paciente (F, IR, GR), Prescritor (F, IR, GR, CSV, PDF)

X

X

Usuário do Sistema (IR)

X

 

Dispensação -> Palivizumabe

Paciente (F, IR, GR), Prescritor (F, IR, GR, CSV, PDF)

X

X

Usuário do Sistema (IR)

X

 

Dispensação -> Componente Especializado

Paciente (F, IR, GR), Prescritor (F, IR, GR, CSV, PDF)

X

X

Usuário do Sistema (IR)

X

 

Dispensação > Emitir 2° Via do LME

Paciente (F)

X

X

Monitoramento -> Escrituração Eletrônica -> Abertura e Fechamento de Inventário

Responsável (IR)

X

X

Usuário Criador (IR)

X

 

Monitoramento-> Cuidado Farmacêutico -> Primeira Consulta

Paciente (F, IR, GR)

X

X

Monitoramento -> Cuidado Farmacêutico -> Agenda Posológica

Paciente (F, GR)

X

X

Monitoramento -> Cuidado Farmacêutico -> Monitoramento Clínico

Paciente (F, IR, GR)

X

X

Monitoramento -> Cuidado Farmacêutico -> Avaliação Farmacêutica

Paciente (F, IR, GR)

X

X

Monitoramento -> Cuidado Farmacêutico -> Intervenção Farmacêutica

Paciente (F, IR, GR)

X

X

Monitoramento -> Cuidado Farmacêutico -> Notificação de Queixa ou RAM

Paciente (F, IR, GR, CSV, PDF), Notificador (IR, GR)

X

X

Relatórios -> Dispensação -> Relatório de Dispensação por Registro

Paciente (F, GR, CSV, PDF)

X

X

Usuário (GR, PDF, CSV)

X

 

Relatórios -> Dispensação -> Relatório de Dispensação por Medicamento

Paciente (F, GR, CSV, PDF), Prescritor (CSV, PDF)

X

X

Relatórios -> Dispensação -> Relatório Dispensação de Talidomida

Paciente (F, GR, CSV, PDF), Prescritor (CSV, PDF)

X

X

Relatórios -> Dispensação -> Relatório Dispensação de Palivizumabe

Paciente (F, GR, CSV, PDF), Prescritor (CSV, PDF), Mae (CSV, PDF)

X

X

Relatórios -> Dispensação -> Relatório Consolidado de Dispensação por Fármaco

Paciente (CSV, PDF)

X

X

Usuário (GR, PDF, CSV)

X

 

Relatórios -> Dispensação -> Relatório Agendamento do Retorno do Paciente

Paciente (F, GR, CSV, PDF)

X

X

Relatórios -> Processos de Medicamentos -> Relatório Processos do Componente Especializado

Paciente (F, GR, CSV, PDF), Prescritor (CSV, PDF)

X

X

Relatórios -> Processos de Medicamentos -> Relatório Processos Deferidos e Casos Novos CEAF

Paciente (F, CSV, PDF)

X

X

Relatórios -> Processos de Medicamentos -> Relatório Processos CEAF por Analista

Paciente (F, CSV, PDF)

X

X

Relatórios -> Processos de Medicamentos -> Relatório Tramitação de Processos

Paciente (F, GR, CSV, PDF)

X

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