Quais são os status de pedido, e qual o significado de cada status?

Os pedidos no SIGAF ganham status de acordo com a fase do processo de distribuição que ele se encontra. De acordo com o status algumas ações podem ficar bloqueadas, e outros comandos são liberados. O Status são:

1. Aberto: É o primeiro status que o pedido pode assumir após o cadastro no sistema. O pedido aberto pode ser do tipo:

• Não Validado: Pedido não foi validado pela Regional de Saúde. Os pedidos abertos e não validados podem ser cancelados, editados e validados, bem como é permitido ao usuário visualizar o pedido realizado e extrair o relatório de pedidos.
  • Validado: Pedido já foi analisado e validado pela Regional de Saúde. Apenas algumas listas demandam essa etapa no sistema. Os pedidos abertos validados podem ser apenas cancelados, bem como é permitido ao usuário visualizar o pedido realizado e extrair o relatório de pedidos

2. Autorizado: Pedido já foi analisado e autorizado pela SAF. O pedido pode ser autorizado em sua totalidade ou de forma parcial conforme disponibilidade dos medicamentos e ou consumo estimado da unidade de saúde. No status autorizado é permitido ao usuário apenas o cancelamento, bem como visualizar o pedido realizado e extrair o relatório de pedidos.

3. Faturado: Pedido já foi separado no estoque físico do almoxarifado estadual, e está pronto para ser distribuído. Variações entre a quantidade autorizada e a quantidade faturada podem ocorrer em alguns casos devido ao fator embalagem. No status faturado é permitido ao usuário apenas visualizar o pedido realizado e extrair o relatório de pedidos. No menu de distribuição por pedido aparece a opção de colocar este Em trânsito. Para mais informações sobre como colocar um pedido em trânsito acesse o manual ou o FAQ de Distribuição por Pedido.

4. Em Trânsito: Pedido já foi entregue aos Correios ou a empresa responsável para a entrega na unidade de saúde. No status em trânsito é permitido ao usuário apenas visualizar o pedido realizado e extrair o relatório de pedidos. Para os gestores do sistema do suporte SIGAF existe uma ação que permite alterar o status do pedido ‘em trânsito’ para o status ‘faturado’. Contudo os mesmos estão instruídos a realizar essa ação apenas quando autorizado pela distribuição da SAF. Para as distribuições não vinculadas a um pedido, não existe essa ferramenta.

5. Aceito: Pedido foi recebido em sua totalidade na unidade de saúde, e o registro do recebimento foi realizado pela unidade no SIGAF. No status aceito é permitido ao usuário apenas visualizar o pedido realizado e extrair o relatório de pedidos.

6. Parcialmente Aceito: Pedido foi recebido de forma parcial na unidade de saúde e/ou o registro do recebimento foi realizado de forma parcial no sistema. No status parcialmente aceito é permitido ao usuário apenas visualizar o pedido realizado e extrair o relatório de pedidos.

7. Carga não recebida: Pedido foi enviado, contudo a unidade acusou o não recebimento do mesmo. No status carga não recebida é permitido ao usuário apenas visualizar o pedido realizado e extrair o relatório de pedidos. Para os gestores do sistema do suporte SIGAF existe uma ação que permite alterar o status do pedido ‘carga não recebida’ para o status ‘em transito’. Contudo os mesmos estão instruídos a realizar essa ação apenas quando autorizado pela distribuição da SAF. Para as distribuições não vinculadas a um pedido, não existe essa ferramenta.

8. Cancelado: Pedido Aberto ou autorizado a distribuir foi cancelado pela unidade de saúde, pela regional, pela SAF ou pelo Almoxarifado. No status carga não recebida é permitido ao usuário apenas visualizar o pedido realizado e extrair o relatório de pedidos.