Nova Versão do Sistema (7.6)

Em maio de 2019 foi publicada a versão 7.6  (03/05/2019). Constam abaixo todas as melhorias implementadas bem como os erros corrigidos:

0127644: MELHORIA – Seleção de mais de um lote na dispensação Palivizumabe

Melhoria que permitirá a seleção de mais de um lote durante a dispensação do medicamento Palivizumabe, que pode ser realizada no menu “Dispensação >> Palivizumabe”

0127134: MELHORIA – Processo de Palivizumabe

Diversas melhorias foram realizadas no menu “Cadastros >> Processos de Medicamentos >> Processo de Palivizumabe”, as quais se seguem:

A) Alteração da denominação dos Critérios de Inclusão (Motivos de Solicitação do Palivizumabe) conforme tabela abaixo:

ANTERIOR A JAN/2018ENTRE JAN/2018 E MAI/2019APÓS A PUBLICAÇÃO DA VERSÃO 7.6
Menor de um ano de idade, que nasceu prematuro (idade gestacional menor ou igual a 28 semanas)Menor de um ano de idade, que nasceu prematuro (idade gestacional menor ou igual a 28 semanas)Menor de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias), que nasceu prematuro com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas (até 28 semanas e 6 dias)
Até dois anos de idade, portador de doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstradaAté dois anos de idade, portador de doença pulmonar crônica com repercussão hemodinâmica demonstradaMenor de dois anos de idade (até 1 ano, 11 meses e 29 dias) portador de doença pulmonar crônica da prematuridade
 Até dois anos de idade, portador de doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstradaMenor de dois anos de idade (até 1 ano, 11 meses e 29 dias), portador de doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada
  Em desacordo com o PCDT

B) Antes da exibição desses critérios o sistema irá exibir o título “Motivos de solicitação de Palivizumabe” e a seguinte mensagem de orientação: “Selecione abaixo o(s) motivo(s) da solicitação de Palivizumabe conforme preenchido pelo médico no formulário de abertura de processo”.

C) Sistema irá permitir selecionar mais de um critério, tendo o usuário que selecionar no mínimo um.

D) Ao cadastrar um parecer de “Aprovação” o sistema exibirá a lista dos critérios abaixo, obrigando o usuário a selecionar pelo menos um, podendo selecionar mais de um. Também exibe a seguinte mensagem de orientação: “Selecione abaixo o(s) motivo(s) da aprovação da solicitação de Palivizumabe”.

>> “Menor de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias), que nasceu prematura com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas (até 28 semanas e 6 dias)”
>> “Menor de dois anos de idade (até 1 ano, 11 meses e 29 dias) portador de doença pulmonar crônica da prematuridade”
>> “Menor de dois anos de idade (até 1 ano, 11 meses e 29 dias), portador de doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada”

E) Ao cadastrar um parecer de “Não Aprovação” o sistema exibirá a seguinte informação “Não preenche nenhum dos critérios previstos no PCDT”.

F) Alterar no relatório de Acompanhamento de Palivizumabe, de forma que o sistema exiba no campo correspondente a esses critérios (“coluna Condição”), a informação contida no último parecer da data em que foi realizada a dispensação, e não mais do processo.

G) Foi criada uma ação “Inativar”, no qual o status do processo passar a ser “Inativo”. Não é possível dispensar medicamentos para pacientes com processos inativos.

H) Foi desenvolvida uma ferramenta de estorno do status inativo. Só terá acesso a essa ferramenta os níveis de usuário Farmacêutico SAF e Gestor Master.

I) Sistema guardará log das seguintes alterações:

>> Inativação de Processo
>> Cancelamento de Processo
>> Cadastro do Processo
>> Cadastro do Parecer/Edição de Processo

K) Alterou-se as seguintes regras:

>> Ao Cadastrar um Processo, o sistema salva o mesmo com o status “Em Análise”. Nesse status o campo ação Editar fica disponível no qual após acionar esse comando todos os campos alteráveis ficam como editáveis.

>> Após o cadastro de um parecer, o status status do processo é alterado conforme parecer cadastrado (sempre considerar o último parecer cadastrado para determinação do status). Se o campo “Parecer do Processo” do último parecer estiver como “Aprovado” o status do processo assume a denominação “Aprovado”. Se o campo “Parecer do Processo” do último parecer estiver como “Não Aprovado” o status do processo assume a denominação “Não Aprovado”.

>> É permitido o cadastro de parecer no processo de palivizumabe apenas para os níveis de usuário “Farmacêutico GRS” e “Gestor Master”.

L)  Ao cancelar um processo, sistema passa a exibir a seguinte mensagem de confirmação “ MSGE1.19 – Deseja realmente cancelar o processo de número <número do processo>? Importante! O cancelamento de um processo não pode ser desfeito. Caso deseje inativar o processo por um período determinado de tempo, clique em “Voltar” e selecione o comando “Inativar Processo” no campo ação.”

M) Foi adicionado um fluxo alternativo “Cadastrar Parecer” no qual o sistema exibe um campo ação nos processos de status “Em Analise”, “Aprovado” e “Não Aprovado”. Ao acionar esse comando o sistema exibe a interface com os campos do parecer exibidos de forma alterável, bem como o campo de incluir documentos também alterável, podendo o usuário adicionar um ou mais pareceres nessa tela, e ou incluir um ou mais documentos. Essa ação fica disponível apenas para os níveis “Gestor Master” e “Farmacêutico GRS” nos status mencionados.

N) Foi adicionado um fluxo alternativo “Incluir Documentos” no qual o sistema exibe um campo ação nos processos em qualquer status. Ao acionar esse comando o sistema exibe a interface com apenas o campo de inclusão de documentos de forma alterável, podendo o usuário adicionar um ou mais documentos nessa tela.

O) No fluxo inativar processo, alterar a mensagem para “MSGE1.68 – Você tem certeza que deseja inativar o processo de número <número do processo>? Essa ação impede a dispensação de medicamentos e poderá ser desfeita apenas pelo farmacêutico”.

P) No fluxo ativar processo, alterar a mensagem para “MSGE1.69 – Você tem certeza que deseja Ativar este processo? Essa ação irá permitir a dispensação de medicamentos para este processo”.

Q) A dispensação de palivizumabe só pode ser realizada para processos no status aprovado. Caso o usuário selecione um paciente que não possua processo no status aprovado, o sistema deve exibir uma mensagem informando o seguinte “Não foi encontrado Paciente com Processo de Palivizumabe aprovado cadastrado no sistema com os dados informados.”

Diversas melhorias foram realizadas nos documentos gerados no menu “Cadastros >> Processos de Medicamentos >> Processo de Palivizumabe”, as quais se seguem:

R) Sistema irá PDF do Parecer do Processo com as seguintes informações:

>> Nome do Paciente
>> CPF do Paciente
>> Data de Nascimento
-> Sexo
>> Nome da Mãe
>> Procedimento APAC (no Documento deve vir como “Medicamento”)
>> Parecer do Processo
>> Data do Parecer do Processo
>> Descrição do Parecer do Processo
>> Profissional Autorizador
>> Unidade de Saúde (no qual o processo está cadastrado).

Diversas melhorias foram realizadas no menu “Relatórios >> Dispensação >> Acompanhamento da Dispensação de Palivizumabe”, as quais se seguem:

S) No relatório de Acompanhamento de Palivizumabe, caso o usuário tenha selecionado mais de um critério como “Sim” no parecer, o sistema deve gerar essa informação em uma mesma linha no relatório, separando os critérios com ponto e vírgula.

T) Inclusão das colunas data de dispensação e de data de aplicação no csv e pdf do relatório Acompanhamento da Dispensação de Palivizumabe.

U) Considera-se parecer vigente o último cadastrado (fazer diferenciação de data e horário) em determinada data. Acrescentou-se também que a coluna condição do Relatório trás os motivos de aprovação no caso de pareceres aprovados, ou as condições de não aprovação no caso de processos não aprovados (sempre a informação do último parecer, ou seja o parecer vigente) na época em que foi realizada a dispensação.


EXEMPLO

Ao retirar um relatório no dia 29/01/2019 com as dispensações realizadas de 01/01/2019 a 31/01/2019 de um processo determinado. Suponhamos que nesse período tenham sido realizadas 3 dispensações (dia 06, 15 e 29) e o processo conta com dois pareceres cadastrados (dia 02 e 25). Para cada data de dispensação a informação que os sistema deve exibir será variável conforme a data:

06/01/2019 >> Exibir os motivos do parecer cadastrado em 02/01/2019 (parecer vigente em 06/01/2019)

15/01/2019 >> Exibir os motivos do parecer cadastrado em 02/01/2019 (parecer vigente em 15/01/2019)

29/01/2019 >> Exibir os motivos do parecer cadastrado em 25/01/2019 (parecer vigente em 29/01/2019)


Para processos antigos, exibe a condição contida no processo. Para processos novos (a partir de Maio/2019), exibe a condição contida no último parecer da data em que foi realizada a dispensação conforme regras acima.

0127626: MELHORIA – Novo Recibo Dispensação Palivizumabe

No menu “Dispensação >> Palivizumabe” foram removidos os seguintes campos: [Imprimir Etiqueta desta dispensação] e [Imprimir cupom fiscal], haja que não estavam funcionando. Também nesse menu foi alterado o modelo do recibo de Dispensação.

0105385: MELHORIA – Relatórios >> Movimentação de Estoque >> Ajuste de Estoque

No menu Relatórios >> Movimentação de Estoque >> Ajuste de Estoque será possível extrair do sistema o relatório no formato de tabela (.csv).

0134607: MELHORIA – Cadastros Prescritor (flg Inativo)

No menu “Cadastros >> Prescritores >> Prescritor” foi inserido um campo “Inativar Prescritor” ao lado do campo “Registro Profissional”, default “Não”, disponível apenas para “Gestor Master”.

Quando  o prescritor estiver marcado com a ação “Inativar Prescritor”, o campo “Registro Profissional” deverá ser preenchido automaticamente com a descrição “INATIVO”; ficando o cadastro indisponível para edição, exceto para Gestor Master. Esses cadastros não poderão ser selecionados nas outras interfaces do sistema que permitem cadastros novos ou edição de cadastros antigos (Dispensações (Medicamento e produtos, Componentes Especializados, Produtos de demanda judicial e Palivizumabe) e Processo de Alto custo (Cadastro de Lme).

Foi incluída a permissão (apenas visualização) de acesso ao menu para o nível Farmacêutico Municipal.

Foi Removida/ocultada a ação de mesclar prescritor (para todos os níveis de usuário), pois a mesma apresenta erro.

Na tela de pesquisa, foi alterada a ordem dos filtros e incluído novos.

Na tela de inclusão/edição/visualização, foi alterado a ordem e o posicionamento dos campos.

Na tela de inclusão/edição/visualização, foram incluídas as seguintes opções nio campo “Conselho”:  Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária e Psicologia. e organizados por ordem Alfabética. Também foi alterada a label “Ministério da Saúde” para “Ministério da Saúde (Mais Médicos)”. Ficando da seguinte forma: Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina Veterinária; Medicina; Ministério da Saúde (Mais Médicos); Nutrição; Odontologia; Outros; Psicologia.

Na tela de inclusão/edição/visualização, foi incluído o campo “Descreva aqui o conselho”. Obrigatório e alterável caso “Conselho” seja “Outros”.

Na tela de inclusão/edição/visualização, no campo “UF” foi excluída a opção Estrangeiro.

No cadastro de processo de componente especializado, ao incluir nova LME e informar um registro profissional de prescritor que não tenha cadastro no sistema, o SIGAF deve validar se o nível do usuário logado tem permissão para cadastro de prescritor.
A saber: níveis que tem permissão para incluir prescritor: Gestor master, Administrativo SIGAF, Farmacêutico GRS.

0129075: MELHORIA – Estoques >> Farmácia >> Lista de Medicamentos Em Falta (Relatório)

No menu Estoques >> Farmácia >> Lista de Medicamentos Em Falta foi incluída a opção de gerar a lista de itens em falta no formato tabela (.csv).

O relatório deve conter para cada lista:

1) lista de medicamentos,
2) Data de cadastro,
3) Código unidade de saúde,
4) Nome unidade de saúde,
5) código SIGAF do medicamento/produto,
6) código SIAD do medicamento/produto,
7) medicamento/produto,
8) status de desabastecimento

Foi incluída a permissão para que o nível Farmacêutico SAF consiga acrescentar/editar uma nova lista no nível de usuário “Farmacêutico SAF”.

0132514: MELHORIA – Versão 7.4 – Registros Duplicados no sistema

Melhoria para correção do seguinte erro: Sistema está gerando registros duplicados ao salvar um cadastro, dispensação ou distribuição, dentre outras funcionalidades do sistema. Relacionado ao fato do usuário clicar mais de uma vez no ícone de salvar. Foi desenvolvida uma melhoria no sistema que impeça que o usuário realize essa ação.

0135839: ERRO  – Relatórios Acompanhamento da Dispensação de Palivizumabe (pdf e csv gerado por página)

Correção de erro no menu Relatórios > Dispensação > Acompanhamento da Dispensação de Palivizumabe, que ocorria da seguinte forma: ao executar uma pesquisa que retorne mais de uma página de resultados (mais de 50 registros na grid), e gerar o PDF ou o CSV, o SIGAF exibe no arquivo apenas os registros da página corrente. O correto seria exibir todos os registros retornados, de todas as páginas no mesmo arquivo PDF/CSV.

0137106: ERRO – Consolidado Triagem Terapêutica

No menu Relatórios >> Dispensação >> Consolidado Triagem Terapêutica foi identificado que ao proceder com qualquer edição no Questionário de triagem de determinado paciente, o relatório é alterado quanto ao período de cadastro da “Condição”, gerando discrepancia de dados históricos. A correção do erro foi realizada.

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