Sobre a Versão
A versão 10.0 do sistema foi publicada em 14 de Abril de 2023, e contemplou a alteração da identidade visual do sistema, a implementação do SSC para o acesso, alteração da página inicial e do cadastro de usuários. Acesse o SIGAF Documenta para saber mais detalhes do que foi alterado.
Alta Demanda no Atendimento do Suporte
Conforme comunicado anteriormente foi solicitado a alteração de e-mail com antecedência. Contudo muitas pessoas não realizaram a atualização solicitada, e para obter acesso novamente no sistema precisarão preencher um formulário específico conforme determina a LGPD. Como o número de pessoas nessa situação foi alto e acima do esperado, recebemos no e-mail do Suporte mais de 1200 solicitações de alteração de e-mail apenas no primeiro dia pós publicação.
Solicitamos a todos paciência na resolução dos problemas bem como compreensão frente a essa situação atípica.
Ressaltamos que nossa equipe está trabalhando em prol da resolução rápida e liberação tempestivo do acesso para todos os usuários, apesar dos desafios apresentados. Nossa equipe está dando prioridade para os problemas de acesso, e na medida do possível dará vazão as outras demandas de rotina.
Erros
Caso o seu sistema esteja apresentando um mal funcionamento, clique no botão abaixo para verificar nossa página de erros que contém uma lista de erros, o status, a data de registro, previsão e data de correção. Além disso, fornecemos orientações caso você tenham identificado novos erros ou o erro corrigido ainda persiste.
Problemas de Acesso
- Não recebi o E-mail com dados de login e senha: pode ocorrer decorrente do lixo eletrônico, bloqueio do servidor de e-mail ou erro no e-mail cadastrado. Seguir as orientações constantes em: https://sigaf.gitbook.io/sigaf-documenta/para-comecar/formularios/formulario-de-atualizacao-de-dados-cadastrais-de-usuario
- Atualização de E-mail: ocorre pois o usuário não atualizou o e-mail no período de outubro/22 a março/23, conforme solicitado via comunicados e treinamentos, e não possui acesso ao e-mail vinculado a sua conta no SIGAF, não conseguindo portanto acesso aos dados de login e senha para o primeiro acesso a nova versão. Seguir as orientações constantes em: https://sigaf.gitbook.io/sigaf-documenta/para-comecar/formularios/formulario-de-atualizacao-de-dados-cadastrais-de-usuario Caso você tenha acesso ao seu e-mail vinculado a conta do SIGAF e deseje altera-lo: https://sigaf.gitbook.io/usuarios/funcoes-basicas/editar-cadastro-de-usuario/editar-dados-cadastrais-fluxo-usuario
- Alteração de Acesso ou Disponibilização de Acesso em outros Estabelecimentos/Unidades de Saúde/Municípios: deve ser solicitada caso não exista ninguém no estabelecimento o qual se deseja ter acesso que seja apto a realizar a liberação. Seguir as orientações conforme cada caso: (1) existe responsável pelo estabelecimento que deseja ter acesso apto a realizar a alteração: https://sigaf.gitbook.io/usuarios/funcoes-avancadas/gerenciar-acesso-no-meu-estabelecimento/disponibilizar-acesso (2) não existe responsável apto, e será necessário solicitar para o suporte: https://sigaf.gitbook.io/sigaf-documenta/para-comecar/formularios/formulario-de-solicitacao-de-acesso-ao-sigaf
- CPF Inválido: pode ocorre quando ao copiar o CPF recebido do e-mail, e colar no campo de login, o sistema não reconhece a informação. Orientamos a não copiar e colar, e sim digitar o dado diretamente no campo de login. aso o problema persista, pode ter outra origem, e segue o fluxo “Usuário Não Cadastrado / CPF não cadastrado no primeiro acesso:” https://sigaf.gitbook.io/sigaf-documenta/para-comecar/formularios/formulario-de-solicitacao-de-acesso-ao-sigaf
- Esqueci Minha Senha: para cumprimento da LGPD o serviço de resetar senha do suporte foi descontinuado, e portanto apenas o próprio usuário pode realizar a recuperação de sua senha. Para isso precisa ter acesso ao e-mail cadastrado no SIGAF. Caso você tenha acesso ao seu e-mail vinculado a conta do SIGAF: https://sigaf.gitbook.io/acesso/seguranca-e-senha/senha-de-acesso/esqueci-minha-senha Caso você não tenha acesso ao e-mail vinculado a conta do SIGAF: https://sigaf.gitbook.io/sigaf-documenta/para-comecar/formularios/formulario-de-atualizacao-de-dados-cadastrais-de-usuario
- Minha Senha foi Bloqueada: ao tentar acessar o sistema, o usuário pode ter bloqueado sua senha, e para recuperar precisa ter acesso ao e-mail cadastrado no SIGAF. Caso você tenha acesso ao seu e-mail vinculado a conta do SIGAF: https://sigaf.gitbook.io/acesso/seguranca-e-senha/senha-de-acesso/desbloquear-minha-senha Caso você não tenha acesso ao e-mail vinculado a conta do SIGAF: https://sigaf.gitbook.io/sigaf-documenta/para-comecar/formularios/formulario-de-atualizacao-de-dados-cadastrais-de-usuario
- Outros Problemas de Acesso: Acessar o link https://sigaf.gitbook.io/acesso/resolucao-de-problemas/problemas-de-acesso ou enviar e-mail para sigaf@saude.mg.gov.br detalhando o ocorrido, e de preferência com Print da tela comprovando o possível erro ou mal funcionamento do sistema.
Atenciosamente,
Equipe do Suporte SIGAF
Coordenação de Inteligência em Assistência Farmacêutica
(31) 3915-9821 / (31) 3915-9828 / sigaf@saude.mg.gov.br