Não consigo fazer download de documentos no SIGAF, o que fazer?

Caso esteja enfrentando problemas no download de documentos ou relatórios gerados pelo SIGAF, será necessário um trabalho investigativo para determinar a causa do problema. São vários fatores que podem influenciar no download de um arquivo. Siga os procedimentos abaixo para descobrir como solucionar.

Verifique as configurações do navegador para salvamento de arquivos

Alguns navegadores tem um recursos de proteção de download para proteger os usuários de realizar download de arquivos maliciosos ou potencialmente danosos. Além disso cada navegador salva o arquivo um local pré-determinado, e pode ou não abrir o arquivo após o download de acordo com as configurações. Dependendo da configuração, o navegador pode realizar o download e não exibir nenhum aviso de conclusão do processo.

Outras vezes pode ocorrer do navegador exibir uma tela em branco durante o download, induzindo ao usuário a acreditar que houve algum erro nesse processo, contudo o arquivo é salo normalmente na pasta pré-configurada e portanto não há erro no download do documento ou relatório.

Nesse contexto recomendamos que o usuário verifique:

1. No painel de downloads do navegador, ou na pasta de download do computador, confirme se o download foi ou não realizado.
  2. Caso não encontre o arquivo, vá nas configurações do navegador e verifique qual a pasta está configurada para salvar os arquivos. Você pode alterar a pasta caso necessário.
  3. Caso você não encontre o arquivo em seu computador, vá para o próximo item.

Verifique se seu navegador abriu uma nova janela para confirmar o download

Alguns navegadores estão configurados para não realizar o download de forma automática. E portanto é aberto uma janela de confirmação, conforme imagem abaixo:

2011-03-21-19-15-14-1dded0

Para confirmar o download clique em ok.

Verifique se seu navegador abriu uma nova janela no modo impressão

Alguns relatórios os sistema são gerados em modo impressão, ou seja o download não é realizado de forma automática. Esse tipo de relatório é aberto em uma nova janela, no qual o usuário pode imprimir utilizando uma impressora, ou utilizar o modo impressão para salvar o arquivo em “. PDF”.

Neste caso é necessário selecionar Adobe PDF como a impressora na caixa de diálogo Imprimir. Para personalizar a configuração da impressora Adobe PDF, clique no botão Propriedades (ou Preferências). (Em alguns aplicativos, talvez seja necessário clicar em Configurar, na caixa de diálogo Imprimir, para abrir a lista de impressoras e, em seguida, clicar em Propriedades ou em Preferências.). Para finalizar, clique em imprimir. O navegador irá abrir uma nova caixa de diálogo, no qual será possível escolher a pasta, digitar o nome do arquivo, e clicar em Salvar.

pdf2bwindows2b10

Verifique se seu navegador está bloqueando o pop-up.

O SIGAF para download de alguns arquivos abre uma janela no formato de pop-up, e portanto é necessário conferir se esse bloqueio pode estar afetando o download de arquivos. Clique aqui para saber como desbloquear os pop-ups do seu navegador.

1. Abra seu Navegador de Internet.
  2. No campo superior direito, selecione Configurações Configurações ou Opções Configurações.
  3. Na seção “Privacidade e segurança”, selecione “Limpar Dados”.
  4. Abrirá uma nova janela no formato pop-up. Clique em “Limpar“.

Alterando as configurações de proxy e conexão com a internet

O navegador demorar muito para realizar o download de um arquivo, e isso pode estar relacionado com problemas na sua rede. Além disso, estações de trabalho que possuam pouca memória e/ou baixa capacidade de processamento podem comprometer a utilização dos navegadores web e, consequentemente, a utilização do sistema. Nesse contexto o desempenho do sistema dependerá diretamente do tamanho da banda de acesso à Internet dedicado à estação de trabalho. Valores abaixo de 512 kbps poderão causar lentidão no uso do sistema, e consequentemente problemas no download de arquivos. Recomendamos que verifique se a sua velocidade de download de arquivos do seu provedor de internet está baixa, e contacte o mesmo para solucionar o problema.

Outro ponto que pode afetar o download de um arquivo é a configuração Proxy da Web. A alteração das configurações de proxy pode interromper sua conexão com a Web. Caso não tenha certeza de qual configuração usar, entre em contato com seu administrador de rede.

1. Abra seu Navegador de Internet.
  3. Na seção “Configurações de Rede”, selecione “Configurar Conexão“.
  4. Altere suas configurações de proxy.

Verifique se o tamanho do relatório ou documento é muito grande

Alguns relatórios do sistema podem ser maiores do que a capacidade de download do arquivo, acarretando em lentidão do sistema, travamento de telas auxiliares, arquivo corrompido, bem como demora ou não realizado do download.

Estima-se que o sistema suporte o download de arquivos de Excel de no máximo 150 mil linhas. Dessa forma pode-se utilizar os filtros do sistema para reduzir o tamanho dos relatórios, ou realizar o download de vários relatórios menores ao invés de um relatório muito grande.

Verifiquei todos os itens acima e o SIGAF ainda está apresentando problemas no download de arquivos.

Neste caso recomendamos que você entre em contato pelo Fale Conosco ou pelo e-mail sigaf@saude.mg.gov.br

No corpo do e-mail descreva que você seguiu todas as etapas acima, e o SIGAF ainda está apresentando o problema. O e-mail deve conter as seguintes informações: seu nome completo, nome do seu estabelecimento de saúde no SIGAF e um telefone para contato.