Como obter a numeração CNES / Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde ?

A partir de Novembro de 2019, com a publicação da versão 7.8, todos os estabelecimentos de saúde devem providenciar o cadastro no CNES, conforme orientações abaixo, uma vez que o envio de dados para a BNAFAR só é possível com a numeração CNES válida.

Atualmente o cadastro no CNES é realizado pelo gestor local de cada município. Para consultar o contato do mesmo, seguir as orientações abaixo:

A. Acessar o site do Ministério da Saúde responsável pelo cadastro do CNES utilizando o link http://cnes2.datasus.gov.br/Index.asp?home=1.

B. Acessar o menu “Serviços >> Gestores >> Relação de Gestores Cadastrados”.

cnes_01

C. Na tela que se abrir:

  1. preencher o nome de seu estado e aguardar o carregamento dos resultados.
  2. Na listagem exibida, localizar o nome do gestor responsável
  3. Acionar o comando “Mais” que é exibido na última coluna da tabela, para verificar o telefone e e-mail do setor responsável pelo CNES.
cnes_02

D. Entrar em contato com o gestor local de seu município, conforme dados apresentados no item 2, e solicitar o cadastro de seu estabelecimento no CNES. O setor responsável informará sobre os requisitos para cadastro, bem como sobre o processo de cadastro.

Quer receber notícias, novas publicações e todas as atualizações da central de ajuda por e-mail? Clique aqui e saiba como se cadastrar.

Rolar para cima