Como corrigir erro de caracteres acentuados nos relatórios do SIGAF?

Os arquivos e relatórios do SIGAF usam um conjunto de caracteres padronizado chamado UTF-8. Mas o Windows e os aplicativos da Microsoft usam, por padrão no Brasil, um outro conjunto de caracteres, o CP-1252. Por isso, ao extrair um relatório do SIGAF, os caracteres acentuados nos dados podem ser exibidos de forma esquisita, como se estivessem desformatados. Caso isso ocorra existe uma forma simples de corrigir.

O ideal seria que, ao abrir um arquivo CSV, o Excel pedisse uma confirmação sobre a codificação, isto é, a tabela de caracteres a utilizar. Como nas versões mais recentes do programa isso não ocorre, o jeito mais fácil é converter o arquivo antes de tentar usá-lo no Excel.

PASSO 1 – Após realizar o download do arquivo do SIGAF, e perceber que o mesmo está apresentando caracteres estranhos, ou seja, erro no conjunto de caracteres, deve-se localizar onde o arquivo foi salvo no seu computador. Em geral os downloads firam armazenados na pasta Downloads.

PASSO 2 – Abra o arquivo no Bloco de Notas. Para isso, clique no arquivo com botão direito do mouse. No menu que aparece, escolha a opção Abrir com e selecione o programa Bloco de notas.

PASSO 3 – Não se preocupe com o formato em que o arquivo é exibido no Bloco de Notas. Você só vai precisar salvar o arquivo novamente. Clique no menu Arquivo e escolha a opção Salvar como. Na janela de diálogo que surge na tela, observe, lá no final dela, um campo com o título “Codificação”. Clique no botão ao lado desse título para abrir uma lista de opções, e escolha “UTF-8”. Depois disso, altere o nome do arquivo, e inclua no final “.csv” (veja imagem abaixo).. Clique no botão Salvar.

PASSO 4 – Agora, sim, é só abrir o arquivo no Excel. Provavelmente, basta clicar no nome do arquivo duas vezes, rapidamente. E então confira como está a acentuação dos dados.

Quer receber notícias, novas publicações e todas as atualizações da central de ajuda por e-mail? Clique aqui e saiba como se cadastrar.

Para mais detalhes recomendamos a utilização dos manuais operacionais do sistema. Clique aqui para acessar.

Rolar para cima