Cadastros de pacientes duplicados são um grande transtorno. É importante que os usuários pesquisem no sistema utilizando os filtros de forma individual ou combinada para garantir que o paciente não possui cadastro antes de iniciar um novo.
Contudo mesmo com as medidas preventivas acima, pode ocorrer de algum usuário registrar um paciente em duplicidade. Neste caso, para minimizar o problema temos as seguintes opções:
1. Excluir o cadastro: só é possível se o erro foi percebido logo após o cadastro, ou não houve utilização do mesmo por nenhum outro usuário do sistema. Ou seja, só é possível excluir um cadastro de paciente caso este não esteja correlacionado a nenhuma outra ação como um questionário de triagem, processo ou dispensação. Caso contrário o sistema não irá permitir a exclusão, pois deve manter o registro pois deve manter os dados de registros históricos.
2. Solicitar a Unificação e Aguardar: Para cadastrar a unificação deve-se acessar o menu “Cadastros >> Paciente >> Solicitar Unificação de Pacientes”. A solicitação passará por uma análise criteriosa, e só após confirmado que o cadastro é idêntico, será aprovada a unificação. Até a aprovação ser realizada, o usuário continuará a ver os registros duplicados no sistema.
3. Colocar o cadastro duplicado como óbito = SIM: Após reportar a duplicidade, uma forma de evitar que o cadastro duplicado apareça no momento da dispensação, é editando o mesmo e colocando óbito = Sim. NUNCA deve editar o nome do paciente nem nenhum outro dado constante no cadastro, na tentativa de eliminar uma duplicidade. A eliminação de dados históricos ou a manipulação inadequada destes infringe regras da Lei Geral de Proteção de Dados, além de dificultar a identificação do paciente podendo impedir a unificação.
Quer saber como executar cada uma dessas ações no sistema?
Acesse o manual de cadastro de pacientes.
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