Como cadastrar ou atualizar uma lista de medicamentos em falta no SIGAF?

A informação preenchida no SIGAF no menu “Cadastros > Listas e Programas > Lista de Medicamentos em Falta” será exibia ao paciente no MGAPP e no Portal Cidadão. Caso a informação esteja desatualizada no SIGAF aparecerá desatualizada no aplicativo.

Para que o paciente receba a informação correta, é importante manter a lista de medicamentos em falta atualizada no SIGAF no menu “Cadastros > Listas e Programas > Lista de Medicamentos em Falta”. É recomendável a atualização periódica dessa lista, e sempre que houver uma mudança no cenário do estoque do estabelecimento.

Reiteramos que a informação exibida tem relação direta com o local onde a dispensação está sendo registrada no sistema. Caso trate de um paciente, cuja entrega do medicamento é realizada no município, mas o registro é realizado na regional (via do município), a atualização dessa lista é de responsabilidade do CAF Regional, e portanto, em caso de informação desatualizada, deve-se contatar os mesmos.

Para os municípios cuja dispensação do CEAF é uma etapa que foi descentralizada, a responsabilidade de cadastro e atualização dessa lista é do estabelecimento responsável pela dispensação, registro no sistema e entrega ao paciente, desde que o processo esteja cadastrado nesta unidade de saúde.

Caso haja transferência do processo, o MGAPP passará a exibir a disponibilidade em estoque do novo estabelecimento como base no cadastro da lista de medicamentos em falta realizada por este, após o aceite da transferência no sistema.

Para adicionar uma nova ou atualizar uma lista de medicamenos em falta, o usuário deve acessar o menu “Cadastros > Listas e Programas > Lista de Medicamentos em Falta”.

Só é possível realizar esse cadastro caso seu estabelecimento esteja autorizado para tal no SIGAF. A autorização é realizada pela Diretoria de Medicamentos Especializados (DMESP) da SAF no SIGAF, no menu de liberação da lista para pedido.

Para saber qual lista deve ser alimentada no SIGAF para envio das informações para o MGAPP deve-se consultar a DMESP, após a autorização realizada no sistema.

O comando para adicionar nova lista ou atualizar uma previamente cadastrada é o mesmo, o usuário deve selecionar o comando “Adicionar Lista de Medicamentos em Falta” que aparece na interface.

Uma vez que seu estabelecimento esteja autorizado, a lista desejada irá aparecer no campo “Lista de Medicamentos” para seleção. Após selecionar a lista correta, o sistema irá exibir os itens e medicamentos do componente especializado.

• caso seja um novo cadastro, todos os campos irão aparecer em branco, e o usuário deve selecionar os itens cujo o estoque está comprometido ou eu não possuem demanda no estabelecimento.
  • caso exista um cadastro anterior, o sistema irá trazer as informações já preenchidas, conforme a última atualização, para que o usuário altere apenas os itens em que houve mudança no cenário de falta. Na atualização é importante verificar se não houve a inclusão de novos medicamentos na lista, para que a situação de estoque desses seja informada adequadamente.

Para adicionar um status ao medicamento, deve-se selecionar a flag disponível na coluna “Desabastecimento”.´

Na coluna Status, o sistema irá apresentar as opções: parcialmente desabastecido, totalmente desabastecido e sem demanda.

Os itens constantes em quantidade adequada em estoque não devem ser marcados.

Caso o usuário selecione a opção “Se Demanda” o sistema irá exibir o item em destaque na cor azul. A opção sem demanda deve ser exibida caso a farmácia não tenha pacientes para recebimento do medicamento constante na lista, ou seja, não existe esto

No MGAPP e no Portal Cidadão a informação sobre disponibilidade irá ser repassada ao paciente, como se não houvesse estoque na farmácia. Contudo é importante ressaltar que caso surja um novo paciente para o medicamento, que anteriormente não existia demanda, o mesmo irá continuar recebendo a informação de que o item não consta no estoque da farmácia até que a informação seja atualizada na lista de medicamentos em falta, removendo a opção sem demanda.

Caso o usuário selecione a opção “Parcialmente Abastecido” o sistema irá exibir o medicamento em destaque em amarelo, e exibirá no MGAPP e Portal Cidadão a informação correspondente no qual existe medicamento em estoque, contudo poderá acabar em breve ou não ser suficiente para atender a todos os pacientes.

Caso o usuário selecione a opção “Totalmente Desabastecido” o sistema irá exibir o medicamento em vermelho, e exibirá no MGAPP e Portal Cidadão a informação correspondente no qual não existe determinado medicamento no estoque da farmácia, e o paciente deve aguardar o recebimento do mesmo, para se dirigir a farmácia.

Para remover a marcação, caso a situação de abastecimento da farmácia se regularize, deve-se desmarcar a caixa de seleção. A cor de destaque irá desaparecer.

Para salvar, selecione ao final o comando “Adicionar”/”Salvar”.