Conversa com SIGAF

O Conversa com SIGAF é um evento que tem como objetivo disponibilizar mais um espaço para sanar dúvidas e aproximar os(as) usuários(as) do SIGAF e a equipe responsável pela gestão e suporte do sistema, a Coordenação de Inteligência em Assistência Farmacêutica (CIAF).

Formatos:

Estendido: Formato do evento que irá ocorrer bimestralmente, sempre intercalado com o formato pocket. Consiste na realização de uma apresentação inicial abordando dúvidas pré-selecionadas e recebidas frequentemente no suporte. Na segunda hora do evento, iremos abrir o espaço para uma conversa participativa esclarecendo as duvidas coletadas durante o evento.

Pocket: Formato do evento que irá ocorrer bimestralmente, sempre intercalado com o formato estendido. Irá durar metade do tempo do formato estendido, não havendo a apresentação inicial, apenas uma hora da conversa participativa esclarecendo as duvidas coletadas durante o evento.

Especial: Formato temático, no qual serão abordados temas específicos e/ou cujo público-alvo seja restrito. Não há periodicidade na realização do Conversa com SIGAF Edição especial.

Assista abaixo aos vídeos gravados de cada evento:

17° Edição – 18 de Outubro de 2023

Formato: Estendido

Confira o detalhamento das perguntas feitas durante o evento aqui.

16° Edição – 27 de Setembro de 2023

Formato: Pocket

Confira o detalhamento das perguntas feitas durante o evento aqui.

15° Edição – 30 de Agosto de 2023

Formato: Pocket

Confira o detalhamento das perguntas feitas durante o evento aqui.

14° Edição – 19 de Julho de 2023

Formato: Pocket

Confira o detalhamento das perguntas feitas durante o evento aqui.

13° Edição – 28 de Junho de 2023

Formato: Estendido

12° Edição – 17 de Maio de 2023

Formato: Pocket

11° Edição – 19 de Abril de 2023

Formato: Estendido

10° Edição – 15 de Fevereiro de 2023

Formato: Pocket

9° Edição – 11 de Janeiro de 2023

Treinamento versão 10.0 (parte 2)

Formato: Estendido

9° Edição – 10 de Janeiro de 2023

Treinamento versão 10.0 (parte 1)

Formato: Estendido

8° Edição – 23 de Novembro de 2022

Formato: Pocket

1° Edição Especial PDCEAF – 19 de Outubro de 2022

Formato: Especial PDCEAF

7° Edição – 28 de Setembro de 2022

Formato: Estendido

6° Edição – 24 de Agosto de 2022

Formato: Pocket

5° Edição – 20 de Julho de 2022

Formato: Estendido

Dúvidas respondidas durante o evento:

Como solicitar cadastro de medicamento ou produto no SIGAF?

O cadastro de medicamento só é feito pelo nível central. Para solicitar o cadastro é necessário acessar a Central de Ajuda (Cadastro > Medicamento), preencher e encaminhar o formulário. A correção do cadastro de medicamentos também é realizada apenas pelo nível central e deve ser solicitada pelo e-mail (sigaf@saude.mg.gov.br) informando os dados que precisam ser atualizados.

Não consigo editar o cadastro de paciente, o que fazer?

Conferir se o seu nível de usuário é Farmacêutico Municipal ou Farmacêutico GRS; verificar se o paciente tem processo do componente especializado – caso tenha apenas o Farmacêutico GRS pode alterar os dados de nome do paciente, CNS, CPF e nome da mãe; verificar se o paciente está marcado como óbito = “sim”.

Como retirar óbito de cadastro de paciente?

Solicitar a alteração de óbito no cadastro do paciente via e-mail para sigaf@saude.mg.gov.br constando uma confirmação de que o paciente não faleceu.

Como cancelar AF?

Solicitar pelo e-mail da distribuição da Diretoria de Medicamentos Básicos (medicamentosbasicos@saude.mg.gov.br).

Não consigo encontrar a AF municipal para dar entrada no sistema, o que fazer?

Utilizar os filtros Número da AF e/ou Número da ACE e Fornecedor durante a busca no menu Distribuição & Gestão de Estoque > Entradas > Entrada por Autorização de Fornecimento Municipal.

4° Edição – 29 de Junho de 2022

Formato: Pocket

3° Edição – 25 de Maio de 2022

Formato: Estendido

Dúvidas respondidas durante o evento:

Como faço para solicitar acesso a dados de outro estabelecimento vinculado ao meu?

Há duas opções para os casos em que for necessário realizar registros e cadastros referentes ao outro estabelecimento: – Cadastro completo de estabelecimento de saúde, com acesso ao SIGAF – Cadastro simplificado de estabelecimento – destinatário simples, sem acesso ao SIGAF

Como visualizar os estabelecimentos vinculados ao meu?

Para visualizar os estabelecimentos já vinculados ao seu, é necessário realizar o login no sistema, e acessar no menu principal: Cadastros > Estabelecimentos > Vincular Estabelecimentos.

O que é credenciamento de UPDT e quais os critérios para consegui-lo?

O credenciamento de UPDT é utilizado para autorizar que um estabelecimento específico receba e dispense a Talidomida. Critérios: – Deve possuir todos os documentos necessários ao seu funcionamento; – Deve possuir licença sanitária atualizada; – Deve possuir farmacêutico responsável pelo recebimento, conferência, guarda, escrituração e dispensação do medicamento Talidomida; – Os profissionais de saúde e funcionários envolvidos devem receber treinamento sobre os riscos e as normas que envolvem o medicamento Talidomida; – As instalações devem atender às legislações sanitárias vigentes.

Como solicitar novo credenciamento de UPDT ou renovação?

O usuário deverá acessar o menu Cadastros>Estabelecimentos>Credenciamento de UPDT e clicar em Solicitar Credenciamento de UPDT.

2° Edição – 27 de Abril de 2022

Formato: Pocket

1° Edição – 30 de Março de 2022

Formato: Estendido

Dúvidas Respondidas durante o Evento:

Qual é a senha no primeiro acesso ao SIGAF?

Como restaurar cadastro de usuário inativo?

O nível de usuário farmacêutico municipal só pode ser liberado para farmacêuticos?

O nível de acesso “Farmacêutico Municipal” pode ser liberado para não farmacêuticos, a depender de quais são as suas atribuições.

O que fazer quando a nota não está disponível para realizar o aceite?

Contatar o estabelecimento remetente e solicitar a alteração do status da nota de distribuição para “em trânsito”.

O que fazer quando o aceite está zerado ou não salva?

Nesse caso houve um erro no sistema e será necessário informar o suporte via e-mail para que a PRODEMGE possa ser acionada e o erro corrigido. O e-mail deverá conter os seguintes dados: nome do usuário; estabelecimento em que trabalha; estabelecimento remetente; número da distribuição e/ou pedido; print do erro.

Como corrigir o aceite registrado de forma incorreta?

No caso de entrada simples: acessar o SIGAF e realizar o estorno do item cuja entrada está errada e realizar nova entrada do item. Para aceite de distribuição ou entrada por autorização de fornecimento: acessar o SIGAF, adicionar ajuste de estoque e realizar uma nova entrada do item.

Tem como tirar o tempo de expiração da sessão no SIGAF?

Não, o tempo de expiração garante conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Como solicitar a unificação de cadastros de pacientes duplicados no sistema?

Solicitando pelo menu do SIGAF Cadastros>Paciente>Solicitar Unificação de Pacientes.

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